A notícia propagada pela Assessoria e Comunicação do Ministério do Turismo dando conta do convênio MTur/IPHAN para a restauração da Estação Ferroviária do município de Rosário, interior do Maranhão, chamou-me a atenção pelo valor acertado. Nada menos que R$ 7,72 milhões que devem ser investidos até 2014 na restauração do local que será transformado num Complexo Cultural.
Veja a nota da Ascom/MTur a respeito:
“Publicado no Diário Oficial da União, desta terça-feira, o termo de cooperação entre o Ministério do Turismo/IPHAN para a restauração da Estação Ferroviária de Rosário (MA). São R$ 7,72 milhões, dos quais R$ 3,9 para este ano e o restante R$ 3,81 para 2014. As obras, sob a responsabilidade do IPHAN-MA, devem ser iniciadas em agosto e concluídas no prazo de um ano.
A antiga estação ferroviária será transformada no Complexo Cultural de Rosário, que passará a ser ponto de referência para o turismo na Região do Munim e Lençóis Maranhenses. Com uma área de 14 mil metros quadrados, o local terá teatro, salão de exposição, biblioteca, restaurantes, lojas para comercialização do artesanato da região, agências bancárias, além de posto de atendimento ao turista”
COMPARANDO COM CODÓ
O valor é bem astronômico se compararmos com o conseguido para fazer o mesmo trabalho de restauração da Estação Ferroviária de Codó que também será transformada num Centro Cultural com direito à Memorial (onde ficava antigo Armazém), uma luta antiga do Instituto Histórico e Geográfico do Codó. Constam do projeto original (RELEIA AQUI):
- Sala do secretariado
- Sala de reunião dos diretores
- Sala de pesquisa
- Acervo documental (parte de cima)
- EMBAIXO – Auditório com mais ou menos 80 cadeiras
- Biblioteca aberta ao público
Para Codó o recurso é de apenas R$ 793.210,87.
2 Respostas
R$ 793 MIL, PARA FAZER O QUE ESTÃO FAZENDO? se custar 100 mil é muito, povo maranhense é uma simples reforma. Agora se o dinheiro é pra comprar trens, ai sim é pouco.
As estações ferroviárias de Codó e Rosário vão ser revitalizadas? E as outras pelo Brasil afora, fica em q? As estradas de ferro brasileiras faz parte da História do Brasil, lá em Minas e Rio de Janeiro, a ferrovia Leopoldina transportou o café p,ra os portos e tinha vagões especial p,ra os barões do café, já é História e na Bahia, a LESTE, q liga Salvador a Juazeiro na beira do rio São Francisco transportou canhões, soldados e cavalos p,ra guerra de Canudos, já é História. Teve tbm a depredação de estações por Lampião, o rei do cangaço, por causa do telégrafo q avisava a polícia da presença do mesmo, já é história. Daí, eu pergunto: a rodoviária e suas estações teve isso? NÃO. Só q o desprezo ao q se refere em ferroviária foi tão grande e ferrenha, radical, q nem o professor de História do Brasil ñ quer nem saber. Mas, q ñ deve ser assim, ñ. Faz parte da História e ñ merece esse desprezo.