Pular para o conteúdo
terça-feira, 25 de agosto de 2026
Notícias

Pastoral da criança comemora dia do voluntário e lança livro de alimentação saudável

As idealizadoras da amostra da alimentação saudável pertencem à um grupo de cerca de 170 voluntárias da Pastoral da Criança de Codó que atua há 24 anos na cidade. Para a praça Ferreira Bayma, dia 5, dia do voluntário, elas levaram diversos alimentos produzidos a base de coisas que não são tão aproveitadas no dia a dia.

Entre estas, muitos derivados do coco babaçu, de onde saíram bolos, biscoitos e até o chocolate natural que o mototaxista, Cléber Cantanhêde, resolveu experimentar.

Rapaz, é uma mistura de um bocado de coisa aqui, viu…MAS É BOA? É boa, é boa, eu acho que aqui tem um pouquinho de cada coisa aqui”, respondeu

E tem mesmo, explicou a responsável pelo produto, Mara Núbia Colins Sousa, voluntária da pastoral – mas é apenas leite e o pó tirado da casca do babaçu – chamado de mesocarpo. Um ingrediente poderoso contra a desnutrição.

Ele é rico em ferro e combate muitas doenças também…ISSO É ENSINADO? Sim, a gente sempre passa porque a gente faz oficinas também na comunidade passando isso pra comunidade”, justificou Mara

SALVANDO VIDAS

Tudo que foi levado para a praça é um exemplo do que elas fazem no dia-a-dia e ensinam nas comunidades onde prestam, voluntariamente, serviço cuidando de crianças em situação de risco nutricional. E isso inclui o que as famílias comem e bebem. Suco, para a voluntária, Josilene Martins, por exemplo, tem que ser natural.

Tem que dá pras crianças …PQ? porque é nutritivo, não tem muito corante, muita química, causa mal a saúde se for bastante consumido, NÉ…E O NATURAL? O natural não tem nenhum tipo de risco, eu recomendo”, explicou

LIVRO DE RECEITAS

Elas levam o que fazem tão a sério que já criaram até livros de receitas. Conceição Cruz, hoje coordenando a Pastoral da Criança em Codó e Timbiras, é uma das idealizadoras do livrinho que já está na sua terceira edição.

“receitas básicas, simples como o uso da multimistura, do mesocarpo através de bolo, mingau, sorvete, vitaminas”, ressaltou

Quem degustou algo na praça aprovou a iniciativa. Que o dia o líder comunitário, Ubirajara França que pediu até a repetição do evento.

“Isso há tempos já deveria estar sendo expostos aqui na praça para a população saborear o coco babaçu, mas chegou em boa hora…GOSTOU? Muito, muito Isso aqui devia todo final de semana até servia como ponto de lazer”, respondeu

Acélio Trindade

Acélio Trindade

Autor no Blog do Acélio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *