Nesta quinta-feira (26), exatamente às 16h41, o blogdoacelio recebeu uma ligação vinda do município de Peritoró. Do outro lado da linha estava, saltitando, ninguém menos que Josias Lima Oliveira, politicamente chamado de Pe. Josias.
A conversa foi rápida, pois, além da euforia que parecia incontrolável por parte do candidato a prefeito, eu estava na BR-316 vindo de Teresina, naquela situação da linha telefônica cair a qualquer momento, mas durou o suficiente para ouvi-lo dizer em alto e bom som – A JUSTIÇA LIBEROU MINHA CANDIDATURA. O quê? Perguntei – EU SOU CANDIDATO, A JUSTIÇA APROVOU MINHA CANDIDATURA, repetiu Pe. Josias.
O PROBLEMA
Quando caiu a ligação, minha ficha caiu também. Lembrei que o Ministério Público, antes do dia 15 de julho, pediu a impugnação da candidatura dele a prefeito de Peritoró alegando que Pe. Josias tinha contas de governo, referentes aos anos de 2005 e 2006, reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado.
Pelo que informou o candidato, a Justiça Eleitoral entendeu que isso não se constitui em entrave qualquer sobre a possibilidade dele vir a concorrer no pleito de 2012.
Ele mesmo ficou de mandar a cópia da decisão ao blog, a meu pedido, enquanto ela não chega é possível presumir, atirando no escuro do conhecimento, que deve ter pesado na hora da decisão do juiz, que analisou o caso, o fato destas mesmas contas terem sido aprovadas pela Câmara Municipal de Peritoró recentemente.