Pesquisa revela novo ranking da TV e confirma liderança do BLOGDOACELIO na internet

Audiência na TV

A pesquisa da ESCUTEC foi realizada entre a primeira e a segunda semana de janeiro de 2011 e ouviu 403 pessoas. No item programa de TV, nos horários de pico em Codó, novidade mesmo só nos números, pois as posições do ranking da audiência permaneceram inalteradas em relação a pesquisa anterior que havia sido encomendada pelo grupo do médico e pré-candidato a prefeito, Zé Francisco.

Até quem não costuma aparecer nas pesquisas, como Boca no Trombone e Jornal dos Cocais, permaneceram sem pontuar.

A pergunta, segundo o que vazou para a imprensa, foi a seguinte: QUAL O PROGRAMA DE TV QUE O SENHOR (A) MAIS ASSISTE?

  • 47,78% responderam – Veridiano Sousa (FCTV/FALA CODÓ)
  • 20,22% disseram – Pé de Queijo (PALMEIRA DO NORTE/CODÓ ACONTECE)
  • 18,31% responderam – Jonas Filho (TV CODÓ/ CIDADE DA GENTE)
  • 10,25 disseram que assistem – Jeroan Almada (TV CIDADE/CODÓ AGORA)
  • 3,48% outros

Os números da audiência das emissoras de rádio não foram divulgados, mas também não deve trazer grandes novidades.

O SEGREDO DO FALA CODÓ

O Fala Codó, com a direção de Cícero de Sousa, que projeta e checa tudo antes de ir ao ar, acostumou-se a sair na frente, antecipar-se às datas comemorativas e a realizar promoções que atraem o público, prova é o Bau da Alegria que mantém uma fatia da audiência sempre a espreita, a espera de uma oportunidade para dar aquele ‘pitaco’ e faturar o prêmio do dia, mesmo debaixo de críticas severas dizendo que o quadro já abusou do tempo.

A equipe é maior e mais dinâmica nos assuntos levados ao ar diariamente. Não é só política, como também não é só polícia ou só assuntos diversos tratados nas reportagens de Francisco Oliveira. Tem Sena Freitas, O Xerife, que foi o destaque de 2011 e tem Veridiano Sousa, sua maior expressão. Literalmente, o paraense saiu das trevas à luz como ele mesmo costuma dizer na abertura do campeão Fala Codó.

Verí faz um estilo versátil, canta, dança, trata bem seus telespectadores e caiu na graça do povo. Parece que o codoense o estava esperando, como se existisse uma lacuna a ser preenchida na televisão codoense.

OS BLOGS

A ESCUTEC incluiu uma pergunta sobre audiência de blogs e ninguém sabe se os entrevistadores não sabiam a diferença de blog para um site, na induzida, ou se os entrevistados que responderam à pesquisa é que não sabiam a diferença, o que é pouco provável, pois quem tem o hábito de acessar internet saca muito, do que é muito básico na verdade.

O blog é uma página pessoal ( uma só) de alguém, atualizada com regularidade com assuntos de seu interesse, ou de seu público, aberto a comentários dos visitantes. O site é algo maior na web com várias opções de acesso e funções atrativas, inclusive a de abrigar os blogs. Comparando, o Site é como se fosse uma grande casa, completa, e o blog apenas um de seus cômodos.

BLOG QUASE ENGOLE SITE

Obrigado aos nossos leitores

Mesmo com a misturada que fizeram, nos saímos muitíssimo bem, obrigado, e por muito pouco (1,1 ponto percentual) o site portalfc.com.br não se viu engolido por um blog, o blogdoacelio.

A pergunta foi: QUAL DESTES BLOGS O SR(A) LER? Os 21% dos entrevistados que disseram que lêem notícias na internet responderam da seguinte forma:

  • 31,50% lêem PortalFC
  • 30,40% lêem blogdoacelio
  • 11,7% acessam blog soscodo
  • 10,45% lêem blogbocanotrobone
  • 9,13% blog correiocodoense
  • 7,05% lêem blog do Alberto Barros

Os sites que deveriam competir com o portalfc.com.br (como Portalcodo/codónotícias/codoNews/VipsCodó/EldoradoAM) não pontuaram porque, certamente, não foram citados aos entrevistados.

Fica uma sugestão para quem encomendou a pesquisa. Na próxima, que haja a divisão entre o que é site e o que vem a ser um blog. Fica mais fácil de entender quem os internautas mais visitam na blogosfera codoense.

Deixe um comentário