Fale com Acélio

Diante do lamentável fato de alunos de pelo menos 9 escolas ainda não terem iniciado o ano letivo 2013 em Codó por falta de carteiras, quebradas pelos alunos segundo a própria secretaria de Educação, o professor e psicopedagogo clínico institucional,  Adilson de Jesus Sousa, mostrou-se a favor de uma medida radical.

Bagaceira na Cibrazen
Bagaceira na Cibrazen

“O que não pode continuar é os alunos quebrando o patrimônio público sem que ninguém se responsabilize por isso”, assegurou completando suas motivações “Quando o governo compra 20 carteiras já tem 40 quebradas e ninguém se preocupa em punir os culpados”,

“Hoje em dia tem muitos programas do Governo Federal colocando dinheiro na escola, mas a escola continua pior que as escolas do passado porque tudo que se bota na escola se quebra e não tem quem se responsabilize por nada”, concluiu

TEM QUE PAGAR

O psicopedagogo defende a aplicação do que diz o Regimento Interno da Rede Oficial de Codó, aprovado em sessão plenária do dia  12 de novembro de  2007, pela então Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Seu art. 199, inciso III (três), responsabiliza o aluno por qualquer dano ao patrimônio escolar, o que inclui, obviamente, as carteiras.

Art. 119 DIZ – São deveres dos discentes:

III – responsabilizar-se por danos causados, individualmente ou em grupo, aos mobiliários e equipamentos da escola indenizando os prejuízos”.

FALTA CORAGEM

Para o professor está faltando alguém com coragem para fazer valer o regimento que não saiu do papel desde 2007, enquanto isso não ocorrer o quebra-quebra vai continuar nas escolas.

“O gestor tem que se preocupar em fazer valer a lei, em fazer valer o regulamento da escola e se a pessoa quebrar tem que pagar, em casa em assim, se a pessoa quebrou em casa ele vai ter que ter um castigo, uma disciplina e por que não tem na escola. Na escola já tem, o estatuto já prevê isso, então tem que cumprir a lei ao pé da letra, fazer pagar’, defendeu

21 comentários sobre “POLÊMICA: Psicopedagogo defende que alunos e pais de Codó têm que pagar carteiras quebradas”

  1. Deve-se sim cobrar responsabilidade, o pai tem que responder pelas atitudes dos seus filhos, quando doer no bolso, pais que não se importam irão educar seus filhos, ou essas crianças e adolescentes destroem o sofá, as cadeiras da mesa de casa e tudo é normal??
    mas vamos melhorar a qualidade dessas carteiras escolares, pois as novas, antes de julho já soltaram os parafusos, e já estarão até com ferrugem.

  2. É verdade, alguem tem fazer alguma coisa para preservar o patrimônio escolar, eu acho que falta pulso nos secretários de educação, nos diretores das escolas, nos professores que deixam alunos fazer o que quer. A familia tambem é culpada está orientando mal os seus filhos. A escola é um local para acumular conhecimento, para formar cidadãos e não para formar vandalos como temos presenciado, é preciso empoderar os dirigentes das escolas, punir os alunos mal educados que pensam que podem tudo, nem que para isto se trave uma briga na justiça, não devemos confundir direitos com libertinagem.
    Professora Rosinda, estamos do seu lado, faça valer a sua autoridade coloque a disciplina como prioridade, quem não quizer trabalhar dispense,quem não quizer estudar mande para casa, não eceite bagunça e falta de resspeito nas nossas escolas, estabeleça regras duras e moralizadoras e o povo vai está do seu lado.

  3. É uma pena esse Psicopedagogo não ler e não ter conhecimento da Constituição Federal(art 5º) , do Estatuto da Criança(Lei 8069/90) Arts 4º,5º e 53º). Esse Adilson não conhece nada. Esse Regimento Interno não foi referendado com a comunidade escolar(pais,associações,igrejas e outras religiões,entidades de trabalhadores,etc,)e está absoleto com a nova Lei,ou seja,não tem valor nenhum. Adilson volte a estudar com urgencia,pois o Conslho Tutelar,a Promotoria publica pode mandar te prender por falar eguagem,babozeiras. Você se formou onde mesmo? Qual a Universidade? Ou foi nos P Q D ,PROCAD do Maranhao? Leia os artigos 53ºa 56º da lei 8069/90 e as lei 11.185/2005 e 12010/2009. OU faça como os VEREADORES DE CODÓ= FIQUE CALADO,pois boca fechada e nada dito,vc passa de inteligente e intelectual. Aqui em Codó tem gente que ler as leis,não faz nada pela perseguição das familias tradicionais que mandam na gente. Se vc quiser responda que te dou um orientador pra vc conversar antes de se expressar. As carteiras são de péssimas qualidades.Acho que vc nunca estudou.

    1. “Você se formou onde mesmo? Qual a Universidade? Ou foi nos P Q D ,PROCAD do Maranhao” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk essa foi boa. Você pede uma pessoa para estudar e acerta um exercito… kkk. Essas pessoas que estudaram no PQD e PROCAD conheço vários que dominaram as primeiras colocações.

  4. ACÉLIO, A FOTOGRAFIA ESTAMPADA NA SUA REPORTAGEM NÃO REFLETE A REAL
    SITUAÇÃO E NEM SIGNIFICA QUE OS ALUNOS QUEBRARAM TANTAS CARTEIRAS E
    OU CADEIRAS. ACONTECE QUE, NA CIBRAZEM, EXISTE UM DEPÓSITO PARA
    TUDO QUE FOI DANIFICADO AO LONGO DE VÁRIAS GESTÕES. MAS, COMO
    SEMPRE, ELES QUEREM DAR A ENTENDER, QUE O ENTULHO DE CARTEIRAS E
    CADEIRAS FORAM QUEBRADAS NA GESTÃO DO ZITO E, ASSIM, MOSTRAR QUE O
    ATRAZO DO ANO LETIVO NÃO É SUA CULPA. NÃO PODEMOS ACEITAR TANTAS
    DESCULPAS PARA TANTA IRREPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO. SE MORRE
    ALGUÉM NO HGM, A CULPA É DO DIVINO MESTRE; SE FALTA GASOLINA NO
    VEÍCULO QUE LEVOU A INOCENTE CRIANÇA PARA O IML, A CULPA É DO
    FABRICANTE DO VEÍCULO QUE PASSOU A CONSUMIR MAIS DO QUE O NORMAL;
    SE FALTA MEDICAMENTOS NA HGM, A CULPA É DO FORNECEDOR.É O FIM DOS
    FINS.

  5. Concordo plenamente com o Adilson, pois os alunos não zelam pelo patrimônio da escola,pois se dá pra comprar celular de ultima geração ( as salas de aulas tão cheias deles )com o dinheiro do bolsa família, daria pra pagar os prejuízos que eles próprios causam. O problema é que se dá muito direito e pouco dever para os jovens de hoje. Eles têm de sentir no bolso, só assim nós deixaremos de ver cenas como esta, milhares de carteiras quebradas.

  6. E triste o amigo raimundo luz usar esse espaço p/denegri as pessoas a questão a ser tratada e a responsabilidae por danos patrimoniais que so vem a prejudicar os propios estudantes…

  7. NA REALIDAE TEMOS QUE ANALISAR CASO A CASO, TEMOS CARTEIRAS DE QUALIDADE E TEMOS CARTEIRAS VELHAS E JÁ QUASE EM SEU FIM: CABE A GESTÃO DE CADA ESCOLA FAZER ESTE LEVANTAMENTO E A MEDIDA QUE AS COM DEFEITOS FOREM SENDO SUBSTITUIDAS POR CADEIRAS BOAS, AÍ SIM QUEM DANIFICAR-LAS INTENCIONALMENTE TEM QUE ARCAR COM OS GASTOS PARA RECUPERAR-SE O BEM PÚBLICO, EM TRATANDO-SE DE ALUNOS MENORES DE IDADE O PAI É O REPONSÁVEL E TEM QUE COLOCAR REGRAS E LIMITES NOS FILHOS

  8. Os alunos tem sim que ser responsabilizados, os pais tem que pagar sim, pois a educação é iniciada em casa, porque os condutores Brasileiros passaram a usar o cinto de segurança nos veiculos, porque ele salva vidas ou porque o não uso gera multa… Simplesmente porque se ele nao usar irá pagar multa, então isso só vai melhorar se alguem for responsabilizado (ou pai ou filho) isso de falar em estatuto de bla bla bla de mandaro os outros estudarem que é melhor que os outros é pura demagogia de quem quer aparecer, o brasileiro só faz o correto quando sente no bolso, a prefeitura tem que responsabilizar os pais tem que assinarem um termo no ato da matriculo, afinal destruir o patrimonio público não é crime……

  9. CONVIDO QUALQUER UM DOS SENHORES PARA VER A QUALIDADE DAS CARTEIRAS DO CEJA LÚCIA BAYMA, O CONFORTO DAS CARTEIRAS QUE NENHUMA ESCOLA PARTICULAR TEM, E MESMO ASSIM O ALUNO NÃO ZELA. ISSO É UM ABSURDO, EXISTE TANTO DIREITO PRA CRIANÇA QUE GRANDE PARTE DELA ABUSA DISSO. GOSTARIA MUITO QUE O SISTEMA DE HOJE FOSSE PELO MENOS CINQUENTA POR CENTO DA ÉPOCA DE DONA IRACEMA E SOCORRO SILVA, DIRETORAS DO COMPLEXO E MATTA ROMA. HOJE, ALUNO BATE ATÉ NA CARA DO SEU PROFESSOR, ISSO É UM ABSURDO.

  10. Ei pera lá o que é isso, mostra a nota fiscal da prefeitura de compra de carteira, meu amigo a escola tem vigia, zeladora, professores, diretores, para comunicar aos pais o que seu filho vem fazendo na escola, agora se a direção não tá nem ai para o aluno, não vaia até a casa desse aluno para saber o que pode ser feito, não vai mudar nunca, fora que esse piqueiro de cadeira quebrada é bem antigo e para reformar carteira não é esse absurdo de dinheiro, basta o prefeito ter vontade de fazer.

    1. Cleuber, vc não acha que seria mais fácil os pais irem na escola, ao invés de depositarem seus filhos lá e deixar que sozinha, ela conduza a educação de seus filhos?

  11. NO CONVENTO QUEBROU O PAI PAGOU. E É ASSIM QUE DEVE FUNCIONAR. NO MEU ENSINO PRIMARIO ONDE AS CRIANÇAS ESTÃO EM FORMAÇÃO O PAI TEM QUE SER RESPONSABILIZADOS SIM, E A MEDIDA QUE VÃO CRESCENDO AS RESPONSABILIDADES TB. QUEBROU PAGOU.

    1. Julio Frota,Guarda Municipal não é só pra meter o PAU na cabeça de filho de apresentador de TV em CARNAVAL NÃO ou ameaçar os filhos de pais pobres do São Francisco e Codó Novo. Leia as funções e objetivos da Guarda. Ou não é guarda.Qual a função da Guarda? Guardar e proteger o Patrimônio Público. Guarda não é polícia,mas aqui se comporta como tal e o pior ainda estão em estágio probatório. Coitados. Guarda Municipal é ORIENTADORA,Veja a Lei nº 1486/2009,em seu artigo 2,inciso I,letra e,f,assinada pelo Prefeito Zito. JULIO FROTA,O RAIMUNDO TÁ CERTO,acompanho esse blog todo dia,ás 6 da manhã lendo e telefonando pra as pessoas,o que eles acharam e eles me envia email cópias de documentos.AGORA VC tire um TEMPO e estude as leis do Municipio de Codó,vá a Câmara Municipal,visite seu vereador,discuta com ele. Eu e meus amigos somos estudiosos nas problemáticas da CIDADE. Se não conhece as leis,SÓ LEIA OS COMENTÁRIOS E NÃO DER SUA OPINIAO,assim vc não passa por ..nc….te e sem conhecimento.

  12. florzinha,vc tmb não lê. Procure se inteirar da sua cidade e procure conhecer as leis e as leia. Não quero ser sábio,mas estudo e muito para poder embasar minha opinião. Agora vc ?????

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

EDITAL

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

MUNDO DOS PARAFUSOS

Av. SANTOS DUMONT
CONTATO: (99)98161-3612

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Cacau Show – Codó-MA

 

Reginaldo

Baronesa Janaína

SÔNIA VARIEDADES

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias