Por Jacinto Junior – A Burguesia é simplesmente repugnante

Professor Jacinto Junior
Professor Jacinto Junior

A delirante e contumaz paixão pelo poder político por parte da burguesia insinua sua capacidade de se aproximar – como é belo tal retrato, diria mais, é até mágico sob o olhar frívolo dos séquitos representantes do conservadorismo este fato caricatural.

A mesa apresenta uma farta salada partidária, além disso, oferece uma sobremesa eclética, cheia de manobra, carregada de hipocrisia e indisfarçável dissimulação. De fato, o fato em si é histórico não apenas pelo caráter social, mas, sobremaneira, o político, onde inimigos irreconciliáveis ficam frente a frente e permite transcender seu lado emotivo. Que coisa extraordinária!

Não é estranho isso para mim. Estranho seria se não houvesse tal articulação. A gloriosa manifestação do articulador deste feito imprime sua personalidade eufemística e glamorosa. Nas entrelinhas de sua argumentação percebe-se o tom de uma divindade procela; homem predestinado a ser um inveterado e excelente conciliador. Bravo! Bravo!
A idéia a ser desvencilhada de tal fato é desconstruir a solidez do discurso do “show de elegância” entre os convidados. É preciso, também, avaliar categoricamente o que simbolizou esse encontro burguês e seu verdadeiro sentido político.
Cá entre nós, esse encontro não deve ter nenhuma configuração política para além de uma reunião esporádica – por ocasião da Jornada de Integração do Legislativo do Maranhão – e sem mais nenhuma repercussão. Vamos, então, avaliar cada representante e seus pontos táticos e estratégicos no quesito politicamente correto.
Entre os representantes do segmento burguês, evidencia-se apenas uma cordialidade extrínseca demonstrada por cada um, contudo, o pano de fundo desse jantar não foi meramente a cortesia impecável retratada no semblante das personagens principais.
O outro lado da moeda precisa ser desvendado. Que sentido faz o cochicho do deputado ao poderoso megaempresário – que, inclusive, tiveram recentemente uma discrepância pública bastante singular e barulhenta? Há quem diga que já existe um consenso entre esses inimigos históricos irreconciliáveis para se juntarem na próxima disputa para conquistar o aparelho de estado local.
A burguesia é assim, oportunista! É simplesmente repugnante!


39 comentários sobre “Por Jacinto Junior – A Burguesia é simplesmente repugnante”

  1. Bonito e bem escrito texto Professor Jacinto, interpretando principalmente os 2 primeiros parágrafos tenho certeza que você cita a “união” do “p” com a família ….., que depois de passarem 4 anos se degladiando, pra não dizer se esculhambando – nesse caso mais os “a…” contra os “r..” do que vice-versa,pois o …. do executivo além de tudo é muito dissimulado – . Gostei da sua posição que mesmo fazendo parte desse governo altamente c…. e …, neste texto fala entrelinhas o que realmente aconteceu…Parabéns só falta agora sair do meio dessa corja ou você também faz parte do mesmo coletivo?..

    1. Caro leitor X, o artigo faz referencia a um jantar realizado numa churrascaria com a presença de pseudolideranças de várias tendencias políticas (inclusive inimigos historicos), não menciono em nenhum momento uma crítica à Gestão atual.

  2. Corja segundo o dicionário : *Conjunto de pessoas desprezíveis, de má nota; súcia, malta
    grupo de pessoas fofoqueiras, que fazem intriga
    Nesse caso pode- se acrescentar um novo siginificado : QUEM GOSTA DE DINHEIRO PÚBLICO..!!

  3. Repugnate tbm é quem serviu ontem e nada criticava tal burguesia, quem sentiu o gostinho do poder concedido pela mesma ,e em troca ficou em silêncio, demagogo!!!

  4. Repugnante tbm é quem serviu ontem e nada criticava tal burguesia, quem sentiu o gostinho do poder concedido pela mesma ,e em troca ficou em silêncio, demagogo!!!

  5. Olha só quem apareceu, o homem que adora criticar e,ao mesmo tempo, adora usufruir dos bens da burguesia.Já fez política com Zito que é burgues, já fez com FC Oliveira que é burgues e com o falecido Dr Antonio Joaquim.

    Jacinto, o que mais assusta é que quando você era secretário, colocado por esses burgueses que hoje tu critica, sempre se calou diante de tal cenário.

    Até agora você foi o único que foi substituido. Já que tu te achas tão intelectual e diferente de todos, porque os professores não pediram para tu ficar?

    Rapaz, para com essas críticas de orelha de livros onde tu te coloca acima do bem e do mal , pois nem o PT te quis mais.

    1. Caro Nonato, o tempo é soberano, ele dirá quem quer ficar no PT. Aguarde as novidades vindouras!! O PED está se avizinhando e fique atento para saber quem tem o direito de votar e ser votado! Por exemplo, no último PED, eu votei! Vamos aguardar, repito, o tempo é o senhor de si próprio e é capaz de dar respostas a tudo, tudo é questão de tempo, entende?!

  6. Já que Jacinto não gosta de burgues porque o mesmo aceitou trabalhar para um governo cujo o prefeito é burgues, e foi apoiado pelo dinheiro da burguesia?

    A melhor coisa que o Jacinto deveria fazer era refletir sobre o seu passado contraditório.

    E tem mais,Zito anda dizendo que hoje tem a melhor pessoa na secretaria.é isso que tá fazendo o Jacinto Junior voltar a ser revolucionário da década de 80?

  7. Senhor Jacinto Junior, repugnante é atacar a burguesia e depois ficar fazendo política ao lado dela. Tá na hora de você se decidir, pois esse negócio de tá escrevendo palavras difíceis em blog não resolve seu drama.

    Por que a Rosina assumiu teu lugar? Por que você aceitou apoiar o Zito bancado pela burguesia?
    Por que você, assim que assumiu fez igual à burguesia, comprou um carro? Por que você não fala das mazelas do governo Zito? Por que você não apoia as lutas dos professores? Você já voltou para a sala de aula?

  8. Esse é outro que está precisando de um comprimidinho de gardenal! Como é que ontem ele participava da burguesia e hoje desce a rama? devolve o dinheiro que tú ganhastes durante 4 anos do governo da burguesia.

    Te calaste diante de tantas denuncia porquê? Será se foi por que teu ex chefe da burguesia disse que você foi a coisa ruim do governo dele?

    Ah Jacinto, me compre um bode ao invés de escrever palavras bonitas. Por falar em palavras difícil eu recorri ao incrível mestre, professor radialista e apresentador do boca para poder compreender o que tu escretes.

    1. De fato, meu caro, precisas revisitar a arte de ler e cultuar um bom livro! A palavra correta é: ESCREVESTES! ops! escretes… o que é isso?

  9. Professor esse é o retrato da política nacional, infelizmente temos em mãos nada mais nada menos que a perpetuação dos barões de engenhos que ao longo de seus impérios se fez constituir um novo, ou seja, a forma moderna de se sustentar no poder de forma direta e indireta, mas, sempre como dito ao lado do seu povo. Mencionar que o povo tem o político que merece, pode ter uma certa fundamentação, agora mencionar que o povo só tem o político que merece não procede diante de vários novos políticos que surgem a cada pleito, quem dirá vindo da burguesia, e o que dizer do humilde que chega no poder? pode facilmente se transforma em um burgues, ou não? quem sabe? pois bem (já vi esse filme), o que se vê é justamente novos e antigos se juntarem em prol de interesses unilaterais, o que pensar então da política local? realmente é uma interrogação em caixa alta, infelizmente meu caro a corrupção hoje em dia não se encontra mais na raiz, mai sim, no DNA . . .

    Grande abraço.

  10. rapaz não tenho procuração para defende-lo mais o carro quem comprou foi a esposa dele que trabalha muito, ela não fica em casa depensendo o dinheiro do marido,mulher que batalha.

    1. Sei lá quem és, mas o fato cru e seco é:
      Codoense a CF/88, coibe o anonimato, de qualquer forma, devo dizer-lhe que quando estabeleço uma crítica, o faço por uma necessidade fundamental para o devido esclarecimento dos fatos. Portanto, com respaldo na CF/88 e com a independencia financeira, pois sou servidor público, não tenho receio de fazer a devida crítica pontual e séria a quem quer que seja. Sou um homem ilibado, não possuo vícios contumazes que são corriqueiros em nossa sociedade – lamentavelmente-; aliás, devo asseverar-lhe que, aquele que se posiciona cotrariando os interesses das elites dominantes, são imediatamente tachados de radicais e outros adjetivos menos ameno, contudo, minha radicalidade é única, é intransferível e incorruptível. Os sujeitos que foram objeto de crítica, mereceram-nas pelas circunstancias históricas. Finalmente, reforço meu ponto de vista, a CF/88 nos garante o direito de pensamento, expressão e liberdade de opinião e, ao mesmo tempo, coibe o anonimato.Seria interessante que você se identificasse como estou identificado para expor sua opinião e soubessemos quem verdadeiramente és, enquanto civil.

      1. Professor mais precisamente em referencia ao anonimato, segue abaixo:
        Grande abraço. . .

        TÍTULO II
        Dos Direitos e Garantias Fundamentais
        CAPÍTULO I
        DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS

        Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

        IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

        1. É disso que faço referência, Sr. Pedro Pereira, obrigado! Mas, permita-me um acréscimo: O homem de bom senso e conhecedor de seus direitos e deveres conforme preceitua a norma constitucional, não pode se ocultar no anonimato, usando nomes fantasias, como se fosse algum tipo de Empresa.Entendo que a liberdade de expressão, de pensamento e opinião deve ser apropriada pelo indivíduo para usufruir de sua cidadania, pois, aquele que utiliza-se do anonimato não goza de tal garantia, mas, apenas superficialmente e resultando desse ato uma falsa liberdade – para não dizer covardia. Será que esses internautas que adentram as páginas de internet e acessam blogs, precisam realmente se transformar em objetos estranhos, em algo fantasioso? Por exemplo, tenho a coragem de mim expor, sem nenhum problema, isso se chama coragem e destemor. Não desrespeito ninguém, profiro críticas contundentes e densatas que não se agrupam ao senso comum e nem ao diletantismo.

          1. Perfeitamente Professor, sempre faço questão de mencionar, muitos alem de se esconder no anonimato se acham no direito de questionar o inquestionável, de certo que o comodismo digital trás a tona um mal do século, qual seja, o dito Ctrl+C e Ctrl+V, ou seja, não se tem a preocupação em fazer uma ampla leitura a cerca de determinado assunto, apenas se prende em comentários de terceiros e segue o que a maioria vem fazendo, indo e indo sem saber qual o real paradeiro. Lamentavelmente em dias atuais não se vê uma maior observância em discutir amigavelmente as críticas, independentemente a pauta da mesma, mais sim, saber ouvir e saber questionar dentro da coerência de sua dialética, mas, a maioria prefere em termos apenas fazer o que a maioria faz, ou seja “COMPARTILHAR”

            Grande abraço…

  11. O DEPUTADO, PODE COCHICHAR COM QUALQUER PESSÔA, NÃO É ESSE O PROBLEMA.
    O PROBLEMA, FOI VOCÊ COCHICHAR, COMPARTILHAR, USUFRUIR COM A VONTADE
    PARTICIPATIVA DO PIOR GOVERNO MUNICIPAL DA HISTÓRIA CODOENSE. PORQUE
    CALOU-SE AO LONGO DE 4 ANOS? PORQ

  12. Sr. Jacinto Jr. tens o direito de criticar mesmo, e tambem de ser criticado porque suas ações foram contrárias ao que escreves atualmente, isso é demagogia pura. Ainda bem que muitos tem o senso crítico necessário para analizar tal fato e emitir opiniões, você foi infeliz em suas colocações,sua falta de ética tambem é repugnante.

  13. Desculpe magnífico professor, na realidade e na pressa eu deixei a palavra faltando letras, mas nem por isso perdeu o seu sentido ou significado. Já dizia um antigo adágio popular: “Para um bom entendedor meia palavra basta”.

    Os doutores, eu disse os doutores da língua portuguesa, há muito tempo vem orientando que escrevamos com simplicidade. Que não se faz necessário o emprego de palavras complicadas ou supostamente bonitas. Escrever bem não é escrever difícil e vice versa. Aprendi que o vocabulário deve adequar-se sempre. Segundo a norma culta, diz que quando trabalhamos com a linguagem padrão, se faz necessário quando é de grande interesse para leitores de alto nível cultural, e nesse caso deve ser refutado termos chulo gíria e sobretudo sem erros ortográficos – na ABL, universidades quanto estamos defendendo um mestrado ou doutorado e etc.- o que não é o nosso caso aqui neste blog, haja vita, ser um meio de comunicação muito popular, que é bastante acessado em todas as camadas da nossa sociedade, ou seja, para todos os níveis culturais.

    Jacinto, por falar em burguesia, este já foi um tema seu, em um panfleto dirigido ao maior empresário da região dos cocais, que lhe deu bastante dor de cabeça.
    se faltar alguma letra, desculpe-me!

  14. Jacinto já comeu no prato de vários burgueses de Codó. Deixa de ser bipolar e assume logo tua identidade de gostar dos lucros da burguesia, rapaz.

  15. Jacinto Junior, perdeu o cargo para Rosina por não saber ir alem de tratar os prifissionais da educação com grosseria.Foi reprovado como secretário.

  16. valendo-se,de tal forma,aos fatos verídicos e preponderantes,exposto por você professor,é de forma cabível e de meu total apoio,mas cá pra nós, (professor) seja menos complexo,e esclareça os fatos,para que seja de fácil entendimento aos leitores,pois sabemos que nossa cidade estar em fase de crescimento e desenvolvimento geográfico, e não em nível de educação,você já conhece e sabe qual é a realidade de Codó..”espaço para muitos,e oportunidades para poucos”

  17. Professor Jacinto, com todo respeito, você já conquistou seu espaço. Você está marcado negativamento na memória das pessoas, pelo menos em Codó. Você é uma pessoa que pode até ter conhecimento, mas é uma pessoa “fraca”. Levou toda a vida fazendo belos discursos e foi posto à prova logo na educação. Eu, particularmente, esperava de você um trabalho fantástico, mas por razões quaisquer você se omitia e contribuia muito negativamente para com a educação codoenses. Agora você se põe novamente a buscar novos espaços através de belas palavras, denunciando…tudo bem, ainda que nas entelihas. Todo mundo sabe que louvável falar bem, ter um vocabulário rico; mas convenhamos: a sua intenção é outra(…).
    Aplique seus ensinamentos, que outrora defendia em sala de aula. Você pode contribuir muito dessa forma. De outra, só lamento!!

  18. Um texto que leva o nada ao lugar nenhum. Ah pelo o amor de Deus!!!! que demagogia. Parace o Cazuza!! que dizia que a Burguesia fedia e andava de Iate na Baía de Guanabara. Poupe-nos secretário

  19. Qual a tua luta? durante SUA GESTÃO COMO SECRETARIO.CODÓ CRESCEU NA EDUCAÇÃO?????????????
    Você no governo passado fazia parte dessa burguesia da qual ta falando mal.
    Você não fez melhoras na educação.
    QUERO SABER SE TEUS FILHOS ESTUDAM EM ESCOLA DA PREFEITURA. HEIM?
    QUER VER UMA COISA?
    – PESQUISE AS NOTAS DO ENEM DE NOSSA CIDADE( SÓ NOTAS BAIXAS).
    – CODÓ TEM O IFMA ( TODO ANO FORMA TÉCNICOS EM: – AGROPECUÁRIA, AGROINDÚSTRIA E EM MEIO AMBIENTE)
    Na sua gestão quais foram os projetos da prefeitura(UMA PARCERIA) para com estes jovens QUE SÃO FORMADOS TODO ANO?
    A UNICA coisa que você fez foi ficar sentado numa cadeira assinando papel, atendendo telefone, E TEVE um seletivo pra contratar professores, ONDE COLOCARAM UMA PANELINHA.

    EU LEMBRO DE VOCÊ CARREGANDO UMA BANDEIRA DO SEU PREFEITO NUMA MOTO DURANTE A CAMPANHA DE 2008 QUANDO ESTE FOI ELEITO A PRIMEIRA VEZ.

    E AGORA QUAL A SUA BANDEIRA?

    FICA A INTERROGAÇAO
    ?

  20. É preciso estudar muita filosofia pq as palavras e os termos colocados requerem q as pessoas estejam neste patamar, só q assisto palestras de doutores e são tão simples e compreensíveis q a gente não ver o tempo passar. Os artigos de Jacinto Jr. não digerem bem. Mas eu compreendi o q ele quis expressar: APARECIMENTO.

  21. jacinto, é até vergonha, vc vem com cara disfaçada em querer ser um novo jacinto, aonde se encontra o jacinto do governo da nossa gente ?
    q apoiava o zito rolim, e agora é um professor, serio, vai tentar enganar a populaçao?
    o barco furou e pulou…
    kkkkkkk
    boa viagem no mar sem ajuda…
    muda de ser …..

  22. DE SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO PARA ASSISTENTE ADMINISTRATIVO DA ESCOLA EDSON LOBÃO… OU TU CAISTE MUITO OU AGORA ESTÁ NO LUGAR DE ONDE NÃO DEVERIA TER SAÍDO! A TÍTULO DE SUGESTÃO ESCREVE UM TEXTO REFLEXIVO SOBRE O TEU PASSADO (RECENTE), OU SEJA, O TEU PASSADO QUANDO SECRETÁRIO, MAS, POR FAVOR, REFLETE PROFUNDO NAS TUAS ATITUDES À FRENTE DAQUELA SECRETARIA. ESSE É O CAMINHO PARA LIVRAR-TE DESSES TRAUMAS. REFLETE, ANALISA PROFUNDAMENTE E, INTELIGENTE COMO TU TE JULGAS, ENTENDERÁS QUE O TERMO REPUGNANTE TAMBÉM SE APLICA À TUA PESSOA. MUDA TEU DISCURSO… O POVO JÁ CONHECE A TUA IDENTIDADE. SEM ESSA DE CRITICAR PARA VER SE ALGUM BURGUES TE COLOCA DEBAIXO DA ASA MAIS UMA VEZ!

Deixe um comentário