Fale com Acélio

Para manter a erradicação da poliomielite e garantir a eliminação do sarampo no Brasil, a Prefeitura de Caxias, em parceria com Secretaria Municipal de Saúde e Ministério da Saúde, lança a Campanha Nacional de Vacinação, que terá início no próximo sábado (8). A expectativa é de que mais de 95% milhões das crianças sejam vacinadas até o dia 28 de novembro.vacinacaoinfantil

Neste ano, o Dia D de Mobilização Nacional será realizado em dois momentos: no primeiro dia da campanha, 8 de novembro, e no dia 22.

A vacinação contra a poliomielite – responsável pela paralisia infantil – terá como público-alvo crianças de seis meses até menores de cinco anos. A expectativa é vacinar mais de 95% das crianças em todo município.

O Ministério da Saúde distribuirá cerca de 17,8 milhões de doses da vacina oral poliomielite (VOP) – vacina em gotas – que será utilizada prioritariamente e da vacina inativada poliomielite (VIP), que é injetável, para as crianças acima de seis meses que estão com esquema vacinal atrasado.

Já a vacina tríplice viral, destinada à vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola, será aplicada em crianças de um ano a menores de cinco anos. A estimativa é promover a vacinação em também 95% das crianças do município. O Ministério da Saúde distribuirá cerca de 12,5 milhões de doses da vacina em todo o país.

A coordenadora no município do Programa Nacional de Imunização, Fernanda Batista, alerta aos pais e mães que fiquem atentos para mais esta vacina na caderneta de seus filhos. “Vamos zelar pela saúde das crianças e procurar a unidade de saúde mais próxima de casa e colocar as vacinas em dia. São dois tipos de vacinação muito importante e que crianças necessita tomar”, afirma Fernanda Batista.

POLIOMIELITE – A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

SARAMPO – O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A única forma de prevenção é por meio da vacina.

ASSCOM Caxias

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dr. Wanderson Leitão

Dra. Nábia, PEDIATRA

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias