
A Prefeitura Municipal de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Educação e seu departamento de alimentação escolar divulgaram o relatório semestral quantitativo de alimentos distribuídos nas escolas da rede municipal de ensino, período relativo de Fevereiro a julho de 2013.
Neste período a distribuição foi realizada nas unidades de ensino da rede urbana e nas da zona rural, sendo 62 escolas na área urbana e 184 na zona rural, as últimas agrupadas em 15 pólos educacionais que integram todo o interior do município.
Para a educação do campo, a merenda escolar chegou as crianças e estudantes dos pólos de Santana Velha (17 escolas); Barracão (13 escolas); Bom Jesus (11 escolas); Bacabinha (9 escolas); Cajazeiras (20 escolas); Centro dos Monteiros (10 escolas); Km 17 (05 escolas); Viração (07 escolas); Montevidéu (07 escolas); Canto do Coxo (23 escolas); Boi Não Berra (11 escolas); Palmeira do Norte (11 escolas); Caeira (09 escolas); Santa Rita (20 Escolas) e Santana do Machado (11 escolas).
O governo investiu 70% do PNAE da aquisição de gêneros alimentícios em grande volume para que toda a rede municipal fosse atendida. Quinze toneladas de arroz; 2,5 toneladas de macarrão; 1.630 caixas contendo 50 latas de sardinha cada; 270 mil unidades de pães 50g; mais de 15 toneladas de polpa de fruta e mais 4.620 garrafas de suco 500 ml; mais de seis toneladas de leite em pó; 9,8 toneladas de biscoito; 4,5 toneladas de carne de gado, 4,5 toneladas de carne de frango e uma tonelada de carne moída, além de condimentos, molhos e temperos.

Os agricultores e os pequenos empreendedores familiares e rurais, nos meses de fevereiro a maio, forneceram sua produção à merenda escolar do município, o que é garantido pelos 30% do PNAE que a prefeitura reserva para a atividade agrícola local. Milho Verde (58.427 unidades); Feijão Verde (2.880 kg); Feijão Seco (1.226 kg); bolos de trigo (3.071 kg), Milho (3.991 kg) e Puba (290 kg); polpa de frutas (4 toneladas); de temperos secos, verdes e líquidos; abóbora (2 toneladas); melancia (1,3 toneladas); 600 kg de frango caipirão, além de hortaliças e mais de 100 mil unidades de iogurte, entre outros.
Entre os grupos participantes de produtores locais para o fornecimento da merenda no município de Codó estão: Associação dos Produtores de Leite de Codó (APLEC); AGERP Produtores Individuais; SINTRAF Produtores Individuais; Associação da Bacabinha; Associação da Divina Providência; Associação do Fomento; Associação da Mirindiba, Associação das Mulheres; Associação do Aeroporto. Associação do Jacu e Mata Roma-MA; Associação das Quebradeiras de Coco do Bairro Nova Jerusalém; Associação Matões dos Moreiras. Todas convocadas pela Secretaria Municipal de Agricultura.
Raphael Fernandes – Assessoria de Comunicação Governo Municipal de Codó
2 Respostas
pena que só só vai uma vez, no dia das fotos….
So na foto pq nas escolas da zona rural num tem merenda não pode voltar la na viração e confirmar Acelio