Os dados não foram revelados com exatidão, mas a coordenadora do programa DST/AIDS, Ana Carolina Soares Rodrigues, informou que já são mais de 200 casos de pessoas vivendo com o vírus HIV em Codó e comparando o primeiro semestre deste ano com o de 2012 houve um significativo aumento no número de novos casos.
A faixa etária mais afetada é de 15 a 29 anos de idade. A coordenadora disse não entender por que o crescimento de novos casos não tem sido barrado uma vez que todos os esforços direcionados à este objetivo foram intensificados nos últimos anos.
Campanhas educativas e a distribuição de preservativos estão entre as medidas intensificadas.
“Camissinha tem, não tá faltando dentro do município, tem nos postos, tem aqui no CTA e tem também noutros locais que não são necessariamente ligados à saúde, então a gente acredita que tá faltando mesmo a falta de conscientização nessa população em, realmente, usar o preservativo e fazer desse uso uma arma de defesa contra as DSTs e, principalmente, contra a AIDS”, garantiu Carol
AÇÃO NO KM 17
Dando continuidade às atividades de prevenção, o Centro de Testagem e Aconselhamento agora se prepara para um dia dedicado aos caminhoneiros que passam por Codó via BR-316, no Km 17, Distrito Rural do município.
O evento de saúde, que será realizado dia 23 de julho, começará às 8h da manhã e deve durar o dia inteiro.
“onde vai tá vários parceiros, vai tá o pessoal do posto de saúde do km17, com a questão da glicemia capilar, com a verificação de pressão arterial, vai ter o apoio da atenção básica, como também a imunização e nós vamos ofertar os testes rápidos de HIV/AIDS, de hepatites virais B e C e ainda eles vão ter um lanche, vai ser um dia bem agradável”, explicou a coordenadora
Uma Resposta
200 casos? tem mais de mil