PREOCUPANTE – Veja o grau de escolaridade dos 2.074 professores de Codó

A situação da Educação de Codó merece reflexão bem mais cuidadosa e profunda. Fato é que nem de longe ela passa apenas pela remuneração, sempre na pauta  dos manifestos.

A questão, neste sentido, é direta e a resposta muito óbvia.

UM PROFESSOR BEM REMUNERADO, MAS COM MÁ FORMAÇÃO CONTRIBUI PARA SALVAR NOSSO IDEB?

Claro que sim, mas não de maneira suficiente, NÃO da forma como Codó necessita urgentemente.

Porque dinheiro no bolso e entusiasmo de nada servem nas mãos de um educador sem o preparo mínimo exigido para o cotidiano da sala de aula durante os 200 dias letivos.

A NOSSA REALIDADE

Passando pela Conferência Municipal da Educação, realizada ontem (28) no prédio da UFMA, deparei-me com dados divulgados numa oficina que mostram o nível de escolaridade dos professores que estão cuidando de nossos filhos no ensino fundamental (menor e maior).  Preocupante.

Escolaridade dos professores codoenses
Escolaridade dos professores codoenses

Observe:

Codó tem 2.074 professores, destes:

  • 225 só tem o curso de magistério, nível médio;
  • 1.177 – têm Licenciatura Completa
  • 668 – são pós-graduados
  • E apenas 4 tem mestrado

Escolaridade que reflete nos indicadores da educação anualmente e levanta muitos questionamentos.

Sobre estes dados ouvimos o professor Cícero Barros, técnico da Secretaria de Educação do município de Codó.

 “Então isso, de certa forma, reflete na sala de aula, uma formação mais consolidada, uma formação que contemple as demandas de educação do nosso momento atual, então o professor hoje precisa de uma formação, mas uma formação e qualidade e um detalhes – a Universidade fornece esse primeiro processo, a formação continuada é de responsabilidade do profissional de educação”, afirmou

Também ouvimos o educador Jean Pierry lopes Siqueira. Disse esperar que, nos próximos 10 anos, algo realmente saia do papel para mudar a qualificação dos educadores.

 “Então acreditamos que com a aprovação desse plano haja metas e também estratégias que farão com que  tanto o poder público estadual ou municipal justamente pra que incentive a formação dos professores atuantes e também a capacitação de novos que poderão entrar no quadro”, disse

4 comentários sobre “PREOCUPANTE – Veja o grau de escolaridade dos 2.074 professores de Codó”

  1. INFORMAÇÃO ERRADA! CORRIGINDO:

    Codó tem 2.094 professores, destes:

    225 só tem o curso de magistério, nível médio;
    1 869 têm Licenciatura Completa
    692 – são pós-graduados
    E apenas 4 tem mestrado

    ASSIM A INFORMAÇÃO ESTÁ CERTA, DA FORMA QUE FOI APRESENTADA PASSA INFORMAÇÃO ERRADA. AINDA FICA MELHOR ASSIM:
    10,75% SÓ POSSUEM O MAGISTÉRIO
    89,25% POSSUEM LICENCIATURA COMPLETA

  2. Preocupante mesmo Acelio, pois a maioria destes licenciados não são qualificados e ainda por sima são descomprometidos, a grande verdade é que a educação precisa melhorar e muito e o problema não está no salario pago, tem muitos professores por ai que não merecem ganhar o que ganham, tem professor que não cumpre carga horaria de trabalho, não se qualificam é um verdadeiro faz de conta. E para piorar a secretaria virou cabide de emprego com professores sendo contratados para serem cabos eleitorais de um determinado ……….

    A secretária trabalha e muita gente atrapalha, servidores e professores fazem o que querem, e como não querem quase nada, muito pouco tem sido feito, infelizmente…

  3. Basta conversar com os professores pra saber quem são quase analfabetos tem uma escola aí na …… que as professoras não sabem nem falar e foram efetivadas pq são de codo e se são de codo são privilegiada sendo que as mesmas são professoras de todas as disciplinas , agora me diz se tem como um aluno aprender dessa Forma gostaria de solicitar a visita sua Acelio nessa escola na zona rural de (povoado viração

Deixe um comentário