PRIMEIRO PREFEITO – Veja os nomes que podem se mudar de ‘mala e cuia’ para Cajazeiras do MA

A publicação da manchete mostrando que Pedro Belo quer transformar Cajazeiras em cidade aqui no blog do Acélio provocou uma corrida aos meios de comunicação no dia seguinte. Cada grupo político tentando mostrar que o edil não era o pai da criança.

Dentre os que assim o fizeram, um chamou minha atenção. Dominguinhos de Cajazeiras, administrador por duas vezes daquele distrito na era Biné. Destacou-se pela coesão no relatar do histórico de emancipação até então trabalhado. Entrevistado pelo colega, Valdeci Povão, Dominguinhos foi o único a mostrar conhecimento aprofundado na questão.

CAMILO, PAI DA CRIANÇA?

Informou que tudo começou em 2001 quando o projeto chegou à Assembléia Legislativa por intermédio da participação do deputado Camilo Figueiredo, a quem deu destaque.

“Ele registrou, pagou o registro de todas as assinaturas necessárias no cartório, nos ajudou, levou para a Assembléia, entrou com requerimento pedindo a emancipação de Cajazeiras, daí em 2002 teve uma parada dos municípios e esse processo saiu da pauta. Em 2003 ele requereu novamente esse processo para a pauta e lá ele não parou mais”, disse

O ex-administrador criticou a corrida repentina pelo título de pai político de Cajazeiras.

“O que eu vejo é que muita gente que tá querendo ser o pai do filho, como você disse, não sabe nem copiar a história da emancipação de Cajazeiras”, sorriu

OS LIMITES E O TERRITÓRIO

Se aprovada, Cajazeiras do MA levará do município de Codó, e de nenhum outro limítrofe, nada menos que 656 km quadrados, fazendo limite com São João do Sóter, Caxias, Codó, Gonçalves Dias e Governador Archer.

“Todo o seu território foi tirado do município de Codó”, reafirmou Dominguinhos

A sede do futuro município conta hoje com 800 residências fixas. “Nós temos povoados como por exemplo o Jatobá que pertence à Cajazeiras que tem 90 residências e assim muitos outros”, completou o entrevistado dando a entender que existem muito mais famílias

1º PREFEITO DE CAJAZEIRAS

A luta para aparecer como O CARA na luta pela cidade de Cajazeiras não é a toa. O sujeito que visitar as 800 famílias da nova cidade dizendo-se importante na emancipação tem grande chance de ser o primeiro prefeito.

Aí poderemos ter Pedro Belo, que reacendeu a discussão na Câmara, podemos ter Camilo Figueiredo, como precursor da luta, ou até mesmo figurões que carregam sobre os ombros pequena chance de voltar ao poder na grande Codó como é o caso de Ricardo Archer, Antonio Joaquim, Zé Inácio e o próprio Zito Rolim, se não se cuidar nos próximos meses.

Além de muitos pais políticos, na primeira eleição também haverá espaço para os administradores de Cajazeiras e aí entra Dominguinhos e muitos outros, pois cada governo indica um representante.

INDO EMBORA

Vai ser bonito ver todas essas figuras antigas de nossa política fixando residência à 86 quilômetros de onde eles já estabeleceram verdadeiros reinados, só pra poder concorrer ao cargo de primeiro prefeito.

Ao menos lá terão a chance de repensar a forma de fazer política e quem sabe não deixarem rastros como 38% de seu povo formado por analfabetos; 0,32% de cada grupo de mil crianças morrendo antes de 28 dias de vida; só 14,6% de casas com esgoto e outras coisas que o IBGE só registra e publica por ser a obrigação dele, mas deve dá um desgosto ao ver que a cidade onde tudo isso existe vai completar 115 anos.

Que Cajazeiras do MA, se emancipada, tenha mais sorte.

8 comentários sobre “PRIMEIRO PREFEITO – Veja os nomes que podem se mudar de ‘mala e cuia’ para Cajazeiras do MA”

  1. EMANCIPAÇÃO E CRIAÇÃO D MUNICIPIOS É COISA ANTIGA NA POLITICA NORDESTINA E BRASILEIRA, NO ENTANTO, ISSO NADA MAS É DO QUE CRIAÇÃO DE OLIGARQUIAS QUE ATUALMENTE SÃO OS GRUPOS POLITICOS QUE SE FORMAM PARA DOMINAREM POLITICA E ECONOMICAMENTE OS MUNICIPIOS. VEMOS NA PAISAGEM DE CAJAZEIRA E KM 17 QUE ESSES POVOADOS NÃO TEM ESTRUTURA PARA SE MANTEREM, NEM FPM PARA MANTER OS SERVIÇOS PÚBLICOS, OLHA O ENCLAVE QUE É O MUNICIPIO DE SÃO JOÃO DO SÓTER, EMANCIPADO NA DECADA DE 90, QUE AINDA DEPENDE DOS SERVIÇOS PUBLICOS DO MUNICIPIO DE CAXIAS, ASSIM SERÁ COM CAJAZEIRA E KM 17. ISSO NÃO PODE ACONTECER, POIS É SÓ CHACOTA POLITICA QUE FICAM LUDIABRIANDO O POVO DESSES LUGARES COM O MITO DE DESENVOLVIMENTO. NA VERDADE TAIS POLITICOS TEM O DEVER DE PENSAREM POLITICAS PÚBLIAS DE INEGRAÇÃO E DESENVOLVIMNTO DESSAS LOCALIDADES

    1. ola companheiros voces que critica a emacipação de cajazeiras pq ? vocés não são de lar se vocês fosse de lar escravo de codó ai voces saberia como é difiçil morra 86 kilometro da sede por isso queremos a emecipação sim queremosa nossa carta de alforia de codó ok vamoss a luta e com agraça de deus vamos nos liberta de tanta escravidão não temos estrada não temos merenda escolar não temos nada somente um grupo de pessoas colocado pelo o secretario do prefeito onde só eles se beneficiam temos um carro que se diz ambulançia todos os dias esta quebrado não temos medico e nem remedio no posto com todo defeito no governo passado estava melhor loembra que eu não sóu né do lado de fulano e nem de sicreano e sim do povo sou menbro da igrej ae acompanho o sofrimento de nosso povo sem falar de jatobal 18 kilometros de cajazeiras quando alqem adoeçir tem que tira na rede por dentro de lamas e buracos ainda não quer que cajazeiras se emacipa o que é isso vai lar de carro ou de moto vai no jatobal ,riaço seco ,vertente abreu fecheira vai ver o sofrimento de noso povo vem ainda mata virgem que o povo vem sendo ameaçado ser espulsos de suas terras campestre onde o povo ja estão indo emborra por não ter estradas vem morra professor nesses lugar ajudar na educação para vc ver como as crianças são tratada

  2. SONHAR É BOM MAIS SONHAR O IMPOSSIVEL É DEMAIS LEMBRE-SE AS DIFICULDADES PARA CRIAR UM NOVO MUNICIPIO SÃO TAMANHAS E OS DOIS POVOADOS NÃO REUNE INFRAESTRUTURA SUFICIENTE PARA SEREM AUTONOMO.
    SEM ESQUECER QUE QUEM VOTA HOJE É O CAMARA FEDERAL ISSO AI FALAM SÓ PARA ENGANAREM OS ELEITORES E NADA MAIS.

  3. A emancipação de Cajazeiras é importante, mais não pense que tais pessoas aqui citadas será o prefeito de cajazeiras já estamos cheios de tantas pessoas sangue suga que tudo que interessa é o dinheiro destinada a futura cidade em excessão podemos citar um homen de carater que se chama Domingos Araujo ou melhor traduzindo Dominguinhos os meus sinceros respeito.
    O atual prefeito que me recuso a pronunciar o nome afundou cajazeiras e continua afundando.

    1. Olá lucivania, quero lhe informar que voce em primeiro lugar nunca contribuiu para que tivesse uma chance no atual governo que nos sabemos que é o zito, em segundo como voce diz com tanta certeza de que a pessoa a ser prefeito de cajazeiras é dominguinhos ja que ele foi administrador por 2 anos e o que ele conseguiu trazer de recurso me fale??? nada! tem sim uma pessoa lah e bem competente para ser o primeiro e segundo e colocar sucessor pois todos que moram la sabem muito bem que é RAIMUNDO CARLOS!..UNICO QUE LIGA PARA POBREZA.

Deixe um comentário