Procura pela vacina antirrábica no dia “D” supera a expectativa em Caxias

O dia “D” de imunização contra a raiva animal, realizado no último sábado (29), superou a expectativa da Prefeitura de Caxias. A ação, promovida pela Secretaria de Saúde e Centro de Controle de Zoonoses, teve grande movimento nos 24 postos de saúde e três pontos estratégicos envolvidos na mobilização.

Caxias contra a raiva animal
Caxias contra a raiva animal

Ao todo, 4.661 animais foram vacinados, sendo 3.371 cães e 1.290 gatos. No ano passado, na mesma ação, foram vacinados 2.584 animais. Houve um aumento de 2.077 doses.

“O resultado alcançado somente no primeiro dia de campanha representa 10,25% do público alvo. E isso é muito bom, se levarmos em conta que geralmente precisamos de um mês pra atingir a meta de 80%”, destaca a diretora do CCZ, Suely Guimarães.

A campanha agora segue em forma de arrastão de porta em porta, nas zonas urbana e rural, durante todo o mês de novembro.

Antirrábica

A vacina é a única maneira de prevenir a raiva, doença fatal que pode ser transmitida aos seres humanos por animais suscetíveis ao vírus. A contaminação ocorre quando o homem é mordido ou simplesmente entra em contato com a saliva de cães e gatos doentes.

______________________________________________________
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Caxias-MA

Deixe uma resposta