Professora da Uema defende tese de doutorado na UFC em Fortaleza

Dra. Deuzimar Serra
Professora Deuzimar

O Maranhão e a região dos Cocais, especialmente Codó/MA estão de parabéns! A professora e diretora do Centro de Estudos Superiores de Codó (CESCD) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), DEUZIMAR COSTA SERRA, defendeu no dia 14 de abril de 2012, sua tese de Doutorado em Educação, intitulada “Gerontagogia dialógica intergeracional para autoestima e inserção social dos idosos”.

A defesa foi realizada na Universidade Federal do Ceará (UFC), no auditório Valmir Chagas.

O trabalho da professora foi bastante apreciado pela banca examinadora, composta pelas professoras pós-doutoras da UFC, Sandra Gadelha, Sônia Pereira, Eliane Dayse, Ercília Braga, e pela professora doutora da Universidade Estadual de Campinas – São Paulo, Anita Liberalesso, com a leitura da Ata de aprovação seu trabalho foi indicado para publicação em livro, por conta da relevância e qualidade.

A pesquisa da docente faz uma análise de como as atividades gerontagógicas contribuem para a ELEVAÇÃO DA AUTOESTIMA e INTEGRAÇÃO SOCIAL DOS IDOSOS aplicado desde o ano de 2003 a um grupo de idosos da cidade de Caxias/MA, em parceria com o SESI/SENAI. Para isso, utiliza como fundamento legal os direitos fundamentais constitucionais, o Estatuto do Idoso, bem como a prática dialógica entre as gerações, baseada na teoria da Gerontagogia, com origem na Espanha – Europa, a qual se define como uma educação para o adulto idoso..

Deuzimar Costa Serra se mostrou muito satisfeita pela conquista do título de doutora e agradeceu o apoio incondicional recebido da comunidade acadêmica dos Centros de Estudos Superiores de Codó, Caxias e Timon, e dos representantes da Secretaria Municipal de Educação de Codó e Timon, que se deslocaram até ao local da defesa em Fortaleza/CE, para prestigiar e assistir à sessão solene de defesa de sua tese de doutoramento.

Deixe uma resposta