A Ong Plan continua em plena atividade beneficiando crianças e adolescentes de Codó e Peritoró por meio do projeto ESCOLA ATIVA – Fortalecendo a Educação no Campo.
Na fase atual, 90 professores que trabalham com salas multisseriadas (várias séries no mesmo ambiente) estão sendo capacitados no CETECMA/Codó. De acordo com Anselmo Costa, assistente técnico de programas, a finalidade é torná-los mais qualificados para lidarem com letramento e alfabetização.
“Visa desenvolver as habilidades e competências dos professores pra que eles possam trabalhar novas tecnologias, novas técnicas considerando a realidade do campo, utilizando o material, os insumos existentes no próprio campo, pra que eles tenham melhor rendimento escolar com estes alunos”, explicou
CONSTRUÇÕES E REFORMAS
O projeto, com duração de 3 anos, vai além das capacitações, também constrói e reforma escolas. No município de Codó, por exemplo, a Plan conseguiu recursos e já está investindo na construção de escolas das comunidades rurais de Vertente e Riacho Seco.
Além disso, ainda vai reformar as de Vai-quem-quer e Jatobá. O povoado Marajá, na zona rural de Peritoró, também ganhou a reforma de sua escola.
“Então o projeto ele trabalha na parte de construção de espaços que não atendiam aos requisitos mínimos pra funcionamento, eram escolas-barracão, hoje estão sendo construídas de alvenaria e também trabalha a parte de formação dos professores”, concluiu Anselmo Costa