Fale com Acélio

NOTA OFICIAL

A Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Maranhão, vem a público repudiar as informações distorcidas, veiculadas por algumas páginas da Internet, de que esta Seccional não intervém na defesa das prerrogativas dos advogados.

Com um conteúdo claramente opinativo, o texto veiculado nos blogs, foi divulgado sem fundamento e desprovido de apuração da verdade dos fatos junto à instituição de máxima representatividade dos advogados do Estado. Posto que nenhum órgão desta Seccional foi procurado a fim ter confirmadas as informações antes de publicadas. Lamentamos a afirmativa que compromete a dedicação e o trabalho desenvolvido por corajosos membros da Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados: “A seccional não intervém na defesa do advogado, quando lhe é negada a prerrogativa, que, por omissão e negligência dos dirigentes da Ordem, passa a ser um enfeite, uma retórica vazia e letra morta”.

A OAB-MA se mantém firme no propósito inarredável de defender as prerrogativas profissionais da classe, asseguradas por lei e combate tal inverdade, esclarecendo o seguinte:

1)    Nesses últimos anos, a Comissão de Prerrogativas foi reestruturada pela atual gestão da OAB-MA;

2)    O serviço de atendimento 24 horas para recebimento de denúncias dos advogados que tiveram suas prerrogativas violadas foi mantido pela Comissão;

3)    Foi criado a Representação On line no site da OAB/MA, facilitando a denúncia por parte do advogado;

4)    Em 2011, foi realizada a Campanha de Valorização dos Advogados e Defesa das Prerrogativas, em todo o Estado, com a realização de palestras, distribuição de cartilha para os advogados, de material explicativo para as demais pessoas da comunidade jurídica, exibição de propaganda em TV e Rádio, distribuição de adesivos e camisetas com o slogan “Sem Advogado, não há Justiça”;

5)    Foi editado o Manual de Prerrogativas para o Advogado, distribuído para todos os advogados do Estado, além de estar disponível no site da OAB/MA;

6)    Foram realizadas audiências públicas e reuniões para o levantamento de atos de desrespeito às prerrogativas em diversos órgãos, como TCE, Polícia Federal, Juizados Especiais e outros;

7)    Foram efetivados vários desagravos públicos em favor de advogados que tiveram suas prerrogativas violadas, além do deslocamento de membros da Comissão de Defesa das Prerrogativas a várias Subseções onde foram denunciados casos de violação às prerrogativas, a exemplo da recente prisão ilegal do Vice-Presidente da Subseção Santa Inês, que contou com o comparecimento naquela cidade do Presidente da Seccional e membros da Comissão de Defesa Das Prerrogativas;

8)    Deu-se a judicialização da Defesa das Prerrogativas do Advogado com o ajuizamento de diversos Habeas-Corpus e Mandados de Segurança, inúmeras representações contra autoridades nos Tribunais e no CNJ, além as habilitações como assistente de advogado.

Em face de tais ações, devidamente registradas e veiculadas na Imprensa e nos canais de comunicação da Seccional maranhense da OAB-MA, refutamos a informação disseminada de maneira equivocada e com intenção duvidosa, em nome do respeito à classe dos advogados.

São Luís, 31 de outubro de 2012

A DIRETORIA

2 Respostas

  1. Prezados,

    Realmente não é coerente falar em não existir defesa de nossas prerrogativas pela seccional da OAB – MA. Devemos observar que não há defesa das prerrogativas é na subseccional da OAB – Codó, já que sempre por parte do atual presidente existe uma colocação de “panos quentes”. Pelo fato de achar que o cargo lhe trará algum beneficio político, não enfrenta o encargo que lhe é incumbido na defesa dos advogados. Falar “EXEMPLO ” e não demonstrar afinco e atitude ao cargo que lhe é confiado, não condiz com o EXEMPLO que é inerente ao cargo.

    1. Lamento discordar de Você Dr.Ales (advogado). Mais está cometendo uma grande injustiça em relação ao atuação do seu colega de profissão e atual presidente da Subseção da OAB-Codó-MA.

      Eu Sou Advogado e tenho acompanhado com atenção o quem sido feito em defesa das prerrogativas dos Advogados a nível da subseção de Codó-MA em todos estes anos.

      Desde o ano de 2006, todos os anos são feitas inúmeras reuniões com os diversos órgãos públicos(Fórum, Juizado Especial, INSS, Delegacia Regional, Banco do Brasil e tantos outros) para melhorar o atendimento dos advogados e o respeito os direitos e prerrogativas contidas na Lei 8.906/94. Dizer que o Presidente Mendes não atua nesse sentido é uma total falta de respeito com o colega de profissão.

      A diferença,é que o Dr. Mendes procura dialogar com todos os segmentos e com isso tem feito um bom trabalho. E em todas as ocasiões em que foi necessário sua interferência em favor do direito dos Profissionais da Advocacia da Subseção de Codó o mesmo sempre esteve presente, e ao contrário sua afirmação, enfrenta sim o encargo que lhe é incumbido na defesa dos advogados pelo Cargo que Assume, pois respeita todos sem distinção e busca atender a todas as reclamações que lhe são dirigidas

      Por Favor respeite o colega de profissão, e caso Vossa Senhoria seja advogado, explane nas reuniões ordinárias o seu ponto de vista e mostre as falhas que precisam ser corrigidas. Tenho a convicção que o atual presidente fará o Possível para atendê-lo.

      Fica aqui o conselho para o Colega.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADES