Saiba como solicitar serviços de Iluminação Pública
_Equatorial Maranhão esclarece que as situações referentes a iluminação pública devem ser solicitadas às prefeituras_
A iluminação pública é um dos elementos essenciais para manter a segurança e mobilidade nas ruas, praças, avenidas e demais áreas públicas das cidades. Quando os espaços públicos são devidamente iluminados, além de permitir maior ocupação com comércio, turismo e lazer, pode evitar acidentes e até pode inibir a criminalidade.
Desde a Constituição de 1988, os municípios são os responsáveis pela iluminação pública. Em 2010, a resolução normativa nº 414 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou que as distribuidoras de energia elétrica transferissem os ativos de iluminação pública, como luminárias e outros dispositivos, às prefeituras. Sendo assim, no Maranhão a Equatorial distribui energia para todo o estado e são as prefeituras municipais as gestoras da iluminação pública.
Apesar de não ser uma novidade, muita gente ainda confunde e não sabe que deve ligar para a prefeitura quando luminárias estiverem com defeito ou qualquer outra situação referente a iluminação pública. Por isso, a Equatorial Maranhão explica à população. De acordo com a Gerente de Regulação e Mercado da Equatorial Maranhão, Rafaela Moreira, “as distribuidoras de energia atuam como agentes arrecadadores da CIP – Contribuição de Iluminação Pública, pois repassam os valores pagos pelos consumidores às prefeituras, que são responsáveis por fazer a gestão desse recurso para manutenção e expansão do serviço nos espaços públicos do seu município”, declarou Rafaela.
Você sabe quem define os valores da Iluminação Pública?
O valor da CIP é definido pela Câmara Municipal de cada cidade e é aplicado todos os meses nas contas de energia. Portanto, cada município tem o seu percentual definido, de acordo com o que foi determinado. Após arrecadar esses valores na conta de energia, a Equatorial repassa mensalmente para as prefeituras, que são responsáveis por fazer a gestão desse recurso.
O que fazer quando a rua estiver escura?
Cabe a cada prefeitura fazer a gestão da iluminação pública nas ruas, praças e avenidas, assim como a troca das lâmpadas dos postes, a expansão e a manutenção de toda a rede de iluminação, e a troca e reparo nos postes de iluminação pública. Quando o cliente observar alguma lâmpada queimada ou identificar que algum ambiente público está sem iluminação, é necessário entrar em contato com a prefeitura do seu município para informar sobre essa necessidade de ajuste. Em São Luís, a empresa contratada pela prefeitura para atender a estas demandas é a Citelum, que atende as demandas pelo telefone 0800 284 8082.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão
2 Respostas
Pense num negócio complicado é ir atrás de iluminação pública, vc vai na gerência dessa empresa que diz ser responsável pela iluminação do município aí vc coloca seu nome e endereço e esquece, porquê eles nunca vão. Outra é ir até a secretaria e falar com responsável pela parte da pasta, também esquece porque ele dá logo uma desculpa dizendo que não tem material. Tudo só enrolação.
No MPMA existe um procedimento administrativo aberto sobre a iluminação pública de Codó.
Dirija-se até a Promotoria de Justiça com sua demanda e anexe ao protocolo 000283-509/2021.