Fale com Acélio

A Secretaria Municipal de Saúde de Codó informa a população que a Campanha Nacional de Hanseníase continua no município, por meio de atendimento em todos os posto de saúde do município. Realiza durante todo o mês de setembro do ano passado, a Campanha Nacional de Hanseníase terá continuidade em Codó. Por isso pedimos que, em caso de suspeita, procure o posto de saúde mais próximo a sua casa para buscar informações e exames.

O que é Hanseníase?

Doença causada por uma bactéria chamada Bacilo de Hansen: é transmissível, isto é, pode passar de uma pessoa para outra, por meio das vias respiratórias. Isto só ocorre quando se convive durante muito tempo com o cidadão que esteja na fase contagiosa e não esteja fazendo tratamento. A Hanseníase é uma doença infectocontagiosa que tem por sintomas principais lesões e manchas na pele e nervos periféricos.

Quais os sintomas

Dormência nos pés. Manchas ou placas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas. Caroços avermelhados ou castanhos. Áreas do corpo com diminuição ou perda da sensibilidade à dor, ao calor e ao tato. Caso apresente esses sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima.

Como se transmite

A transmissão da hanseníase se dá pelo contato próximo e prolongado com pessoas doentes sem tratamento através das vias aéreas superiores (pelo ar). A hanseníase não passa por aperto de mão, abraço e carinho ao doente.

Tem cura?

Sim, quanto mais cedo é descoberta a doença, mais rápida será a cura. O tratamento pode durar 6 ou 12 meses. É importante saber que pouco depois de iniciado o tratamento os doentes contagiantes deixam de transmitir a doença para as outras pessoas.

Onde tratar?

O tratamento e os exames são realizados por meio do SUS, gratuito, nos Postos de Saúde.

Existe prevenção?

A melhor forma de prevenir é estar sempre atento ao seu próprio corpo, observando se está com alguns sintomas da doença e procurar um Posto de Saúde.

O que podemos fazer para combater a hanseníase?

É um dever de todos nós. Ao notar qualquer sinal suspeito no corpo, procurar o Posto de Saúde. Hanseníase tem cura e o preconceito também.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias