Site Maranhão Repórter mostra em fotografias a Codó dos buracos e do descaso

A reportagem abaixo está exposta no site maranhaoreporter.com.br mantido pelo jornalista e apresentador de TV, Walney Moraes. Leia a íntegra:

Codó, cidade esburacada. Um exagero ou realidade? Como está a conservação de nossas ruas?

Muitas ruas da cidade de Codó, sem diferenciar as ruas com calçamento ou não, dão um show em quantidade de buracos e irregularidades. Não é preciso de grande esforço para contemplar e sentir esta realidade. Percorremos poucas vias e rapidamente percebe-se este gigantesco problema para quem anda nas ruas e avenidas.rua-da-estrela

A Avenida Marechal Castelo Branco esteve interditada pelos moradores há pelo menos uns 10 dias, por causa de uma enorme poça d’água que se formou em decorrência de um buraco que mais parecia uma lagoa. Os moradores colocaram pedaços de árvores, armários antigos e até um sofá velho para chamar a atenção da prefeitura. Na última segunda feira, dia 26/08, apareceu o pessoal da Secretaria de Obras do município para sanar o problema, que já fazia vergonha.

Foto: Maranhãoreporter
Foto: Maranhãoreporter

Neste outro ponto da mesma avenida o cuidado é redobrado com a água empoçada que esconde um grande buraco. A maior das reclamações dos moradores é também da presença de pernilongos no final da tarde, que trazem o perigo das doenças de época como dengue e outras.

Não se anda muito para encontrar uma via abandonada, desta vez, cheia de mato. Estamos na Rua da Estrela, na divisa dos bairros São Pedro e Nova Jerusalém. Aqui, além do imenso matagal, os moradores convivem com o mau cheiro do esgoto a céu aberto acumulado por falta do meio fio e sarjeta, já saudosos pela falta de manutenção.

Situação crítica
Situação crítica

Na Avenida Maranhão bem próximo à buraqueira acima mostrada tem outro probleminha. A mureta de proteção do Riacho Água Fria está se despedaçando neste ponto, e é um grande risco para as pessoas que praticam caminhada diariamente, que por muitas vezes estão acompanhadas de crianças,  que podem sofrer acidentes.

No mesmo local é só olhar para o lado mais precisamente para o inicio da Rua da Mangueira como é conhecida. Esta via é uma das mais esburacadas de Codó. Em sua extensão todo o asfalto já cedeu pela ação do tempo. Os buracos são visíveis e inevitáveis.

Não registramos depoimentos das pessoas pelo fato das mesmas pedirem o anonimato. Mais o que tem de motorista indignado com a administração municipal não se conta. Todos falam de prejuízos com a manutenção de seus veículos. Pois num país onde tudo tem imposto e gera gastos excessivos ao bolso da classe menos favorecida, a indignação é coletiva.  A Prefeitura de Codó bem que deveria olhar para essas e outras dezenas de ruas em situação quase intrafegável.

A Codó que não aparece
A Codó que não aparece

E pra encerrar e não tornar esta reportagem mais esburacada do que já foi mostrado acima, veja como está hoje a Praça da Bíblia, bem no centro de Codó. A Praça, localizada na Avenida Maranhão, está abandonada pela Prefeitura da cidade de Codó e assim continuará até Deus sabe quando.

Vários apelos foram feitos nas gestões passadas e atual, no sentido de que fosse realizada uma reforma no logradouro, mas como mostrado nesta reportagem, nada foi feito até agora. Na praça já não há grama, os bancos estão todos quebrados, e à noite, serve de ponto de prostituição, ponto de encontro de usuários de drogas, etc. A esperança de recuperação está no atual prefeito Zito Rolim que já esta no segundo mandato. Isso é o desejo dos comerciantes e moradores que residem no seu entorno e querem a recuperação do logradouro de imediato. O que será feito neste sentido? Com a palavra a prefeitura da cidade de Codó, urgente!

FONTE: Site Maranhãorepórter/Walney Moraes

16 comentários sobre “Site Maranhão Repórter mostra em fotografias a Codó dos buracos e do descaso”

  1. Gente, ter paciência, o prefeito está muito ocupado nas construções do
    seu hotel e posto de combustíveis. O dinheiro não dá para todas demandas.
    O Secretário de Obras está obrando, fazendo todos os esforços. Calma.

  2. Não é somente em Codó,Ruas com Buracos é em Todas as Cidades deste Maranhão de meu DEUS,são tantos que não tem Blog que dê Conta Rapaz,Codó por ser uma Cidade Polo na Região tem ERROS mais tem Muitos ACERTOS,em vistas de Muitas Outras Cidades do Maranhão,ou será só em Codó? Duvido EM.

  3. O pior descaso é o na saúde hoje a UPA esta lotada o povo desesperado por uma atendimento com DR. Dualibe essa nossa saúde municipal não presta e ainda temos um secretário que como vc mesmo disse vive nas nuvens achando que pode ser deputado, piadinha de mal gosto.

  4. É decepcionante tantas esperanças jogadas fora e ainda ver pessoas tendo paciência de manter as esperanças, mais quem já perdeu esta vendo é um grupo já tentando nos enganar para eleição do ano que vem tentando jogar pessoas do mesmo grupo que tanto nos vem pisoteando para candidato para nos representar em nosso estado se não nos fazem jus aqui o que dirá longe daqui? Mais infelizmente é como eles mesmo dizem a memória do povo é curta.

  5. VC NAO E CODOENSE; VC DEVE SER UM DOS BENEFICIADOS DO GOVERNO MUNICIPAL; CODO TA CARECENDO DE MAIS CUIDADOS; DE ADMINISTRADORES VOLTADOS PARA OS PROBLEMAS DA CIDADE; CODO ESTA ABANDONADO;

  6. Codó hj existem problemas sim…mas bem menores que dá época de seu Ricardo Archer e seu BIne Figueiredo. Quanto as fotos bem… acho que antes de uma matéria postada hj… a prefeitura está trabalhando no bairro… ZIto está procurando solucionar os problemas

  7. Minha Gente! Buracos em ruas, é como cheiradores de crak.Nunca acaba, a tendencia é aumentar até pq os veiculos pesados passam e os traficantes se triplicam a cada uma hora. Me digam quais as cidades do mundo não existem estes dois tipos? São coisas sérias e preocupantes, mas impossivel resolver a curto prazo…

  8. Não estou aqui para defender A, B, ou C, agora acho estranheza é que um Site que diz Maranhão repórter, não mostra nada de Coroatá, está cidade está um caos no que diz respeito a buracos, mal você entra na cidade em qualquer das três entradas da cidade você se depara com cada cratera que parece que está na lua, andar o centro de Coroatá é quase impossível, isto ninguém reclama, mais sabe porque a cidade é do secretario de saúde do estado, comandada por sua mulher e digo mais eu quero é ver uma cidade aqui no maranhão que não tenha buracos, então meu amigo essas pessoas que vem fazer sensacionalismo estão perdendo tempo.

  9. como se codó fosse resumido em 4 ruas..por que não mostraram a avenida principal nos dias de hoje…e esses buracos aí no governo do biné se viam na avenida santos dumont, e em frente a industria do ex-prefeito biné figueredo…

  10. OS PUXAS SACOS DO PREFEITO SEMPRE QUERENDO ATRIBUIR AS MAZELAS DO GOVERNO DO ZITO AS DAS ADMINISTRAÇOES PASSADA; O CARA FOI ELE FOI PARA TRABALHAR NO PRESENTE E PLANEJAR O FUTURO; O PASSADO JA ERA ; SE OS GOVERNOS PASSADOS FORAM RUINS; NAO SE ESPELHEM NELES; PROCUREM SER MELHOR QUE ELES;

Deixe um comentário