TJ aprova perda de delegação de cartório de Timbiras

Cartório de Timbiras

Os cartorários titulares Léa Nunes de Melo e Alvim e Luís Antônio Nunes de Melo e Alvim (mãe e filho) perderam a delegação do cartório de Timbiras (a 309 km de São Luís), segundo decisão unânime do Tribunal de Justiça, nesta quarta-feira, 19, que acompanhou o voto do corregedor-geral da Justiça, desembargador Antonio Guerreiro Júnior, relator da matéria.

“Na serventia de Timbiras era fácil encontrar registros de nascimento nos espaços em branco dos registros de casamento”, informou o relator aos desembargadores.

Guerreiro Júnior afastou os titulares da serventia, em abril de 2010, após a Polícia Federal detectar e apreender 1.484 documentos fraudados, em maioria registros de nascimento. Desde essa época ambos passaram a responder a Processo Administrativo Disciplinar (PAD).

A Comissão Processante da CGJ mencionava a descoberta de indícios de que títulos eleitorais teriam sido requeridos a partir de certidões de nascimento irregulares (inexistentes ou ilegais). Nos livros submetidos à perícia foram encontrados registros e números de páginas adulterados, enxertos e caligrafia divergente.

O relatório que fundamentou o afastamento dos cartorários apontava: as irregularidades serventia eram visíveis em janeiro de 1980, quando a titular recebeu o cartório da escrevente juramentada Maria do Livramento Teixeira Mendes. “A serventuária deixou transcorrer as atividades registrais e notarias sem ao menos informar tais irregularidades encontradas no seu cartório”, observou a comissão.

Em setembro de 1985 a adquirente registrou uma averbação de casamento em termo de nascimento irregular, sendo lavrada na capa de termo de abertura feita originalmente em janeiro de 1965.

Em outubro de 2010, a Corregedoria Geral da Justiça decidiu manter sob intervenção o cartório de ofício único de Timbiras. O corregedor Guerreiro Júnior prorrogou a medida a pedido de Comissão Processante da CGJ.

Corregedoria Geral da Justiça
Assessoria de Comunicação

13 comentários sobre “TJ aprova perda de delegação de cartório de Timbiras”

  1. “GABRIELA” deixa de ser imbecil e NÃO confunda as coisas e respeite as pessoas. A D. Leá Alvim é uma senhora educada e honesta. Essa situação do Cartório tem muito excesso e erros na apuração, que certamente ela e o LULA vão provar no momento certo e instituição adequada.
    Veja que uma das alegações é totalmente FRÁGIO e se reporta ao ano de 1980, quando D. Léa NÃO era escrivã. Ela NÃO pode pagar por erros de TERCEIROS e de escrivãs anteriores a ela.
    Agora GABRIELA, vai buscar o que fazer, pois tu deve ser um dos puxa sacos da FRACASSADA gestão ROLIMTUR.

  2. SOU TIMBIRENSE E ME ENVERGONHO DESSE FATO, ESSA FAMILIA REALMENTE É CONHECIDA POR AQUI, NÃO É A TOA QUE ESSE LULA ALVIM NÃO GANHA PRA NADA POR AQUI, REALMENTE O SOBRINHO ARAUJO NETO TUDO INDICA PUXOU PRO TIO ALVIM MESMO.

  3. QUANDO SERÁ FEITA AUDITORIA NOS CARTÓRIOS DE CODÓ??? Alguém pode me dizer?
    Sabemos que aqui em Codó eles fazem coisas do arco da velha….o Ministério Publico deveria ficar atento sobre estas questões. é apenas uma sugestão, se não encontrarem nada que desabone os mesmos, parabéns.

  4. ROBERTO SILVA, vc certamente NÃO é Timbrense, pois a última eleição que o LULA foi candidato ele ganhou sim e teve o mandato de Vereador entre 1993/1996, a partir deste mandato ele NUNCA mais dsiputou qualquer cargo em quaisquer eleições. Portanto nas últimas eleições de 1998, 2000, 2002(lá em Timbiras teve duas), 2004, 2006, 2008 e 2010, o Lula NÃO FOI CANDIDATO.
    Olha “ROBERTO SILVA” o teu estilo de escrever eu já conhecço, é QUASE IDÊNTICO ao da “falsa” GABRIELA acima, e com certeza tem os dedos do A.B e dos destruidores ROLIMTUR.

    RESPEITEM AS PESSOAS E AS FAMÍLIAS. NÃO CONFUNDAM as pessoas.

    1. …CIDADÃO CODOENSE… tú deve ser mais dos alvins ou babão destes.. pois em timbiras tds nos sabemos das ….junto ao …….documentos falsos, titulos de terra, documentos de terrenos,…sem contar que o cartorio.. o ze tomou do silvestre arruda em 1980, no governo do jõao castelo e presenteou sua mulher na epoca e ela coocou seu filho pra lhe ajuda, pois na epoca o mesmo esta va no 2º periodo de direito na ufma( alias só foi até aí nunca mais estudou), do direito, em timbiras ninguem gosta dupla, sei por que isso prisão… CODOENSE…REFLITA….

  5. Ele não precisa se candidatar mesmo não(e se candidatar-se nem ganha ele mesmo sabe), para que se candidatar também se ele já tem uma marionete na Câmara dos vereadores que só faz o que ele manda.

    Agora a marionete está do lado do prefeito e votou contra a chapa para eleger um vereador da “oposição de mentirinha” para a Presidência da Câmara( oposição de mentirinha por que ninguém faz nada por nossa cidade).

    Vamos ver até quando o povo vai eleger candidatos marionetes.

    Na verdade depois desses fatos narrados acima, será que foi o povo que elegeu tal marionete? não sei vamos ver ano que vem!

  6. Eita agora nao tem mais onde se casar assinando de lapis rsrsrsrs toma cuidado ACI o procimo e teu cartorio se deus quizer e ele e pai porque ninguem aguenta mais aquela C maltratar o povo pobre e babar os ricos em uma coisa que todos sabemos que e da UNIAO AUDITORIA SIMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM OBS- Amigo acelio investigue esta denuncia de maus tratos la no cartorio da dona concita .

  7. Se as eleições fossem hoje. ARAUJO NETO SERIA O PREFEITO COM 43 POR CENTO DOS VOTOS.

    E PÉ DE QUEIJO SERIA O VEREADOR MAIS VOTADO.

    EU TENHO UMA GRANDE CERTEZA, QUE FRANCISCO NAGIB VAI CONVIDAR ARAUJO PRA SER SEU VICE, ISSO DIGO POR I CICERO VAI FAZER DE TUDO PRA COMPOR ESSA ALIANÇA VITORIOSA.

    MEU DEUS O QUE SERÁ DE NOS!!!!.

Deixe uma resposta