Anúncio no Topo

Fale com Acélio

Maria Antonia Serra contou à nossa reportagem que levou o filho sangrando para a UPA após um acidente doméstico. Depois de duas horas esperando atendimento obrigou-se a se envolver numa discussão com um médico por causa da situação da criança que só se agravava e da demora.

 “Aí eu cheguei pra ele e falei – se fosse o filho dele que estivesse naquela situação se ele ia esperar …QUAL ERA A SITUAÇÃO? A situação do meu filho é que ele tava perdendo sangue (…) já tava há duas horas, os enfermeiros todos viram que já tava há duas horas”, contou a estudante

ATÉ NA DELEGACIA

Desde que foi inaugurada tempo de espera por um atendimento sempre foi o maior motivo de reclamação das pessoas contra a Unidade de Pronto Atendimento de Codó. Por conta disso, não são poucos os relatos de bate-boca, discussões e até brigas com vias de fato entre pacientes ou parentes destes com profissionais de saúde. Até na delegacia há registros destes casos e as reclamações continuam.

IDOSOS TAMBÉM SOFREM

 Idosos como seu Honorino Silva de Oliveira também criticam a forma de chamada da Unidade que segue uma ordem estabelecida de acordo com o quadro clínico de quem procura atendimento.

“QUANDO O SENHOR ESPEROU DUAS HORAS, COMO FICOU? Rapaz a gente fica ruim porque é o jeito ficar mesmo, a gente tá com precisão é o jeito esperar (…) Eu acho que deveria ser por ordem de chegada porque tem uns que vai mais ruim outros que vai mais melhor, é assim, mas tem gente lá que sofre meu amigo, tem velhinho lá que sofre demais”, reclamou

 A DIREÇÃO

A direção não quis gravar entrevista, mas disse que a demora se dá em razão da grande demanda uma vez que a saúde municipal passa por dificuldades.

Em números, só de setembro à outubro a UPA Codó realizou 17.874 atendimentos de clínica médica e pediatria, além de serviço social. Mais de 7 mil deles (7.087) só no mês passado.

Sem solução imediata, o tempo de espera parece que vai continuar incomodando os codoenses.

 “As pessoas que já passou por este problema deve reclamar porque se você não reclamar nunca vai saber que tá passando por este problema lá, eu digo porque já passei por isso, agora mesmo tornei passar de novo então eu acho que as pessoas tem que tomar decisão, tem que ter atitude pra chegar e falar”, incentivou a estudante

7 Responses

  1. NINGUÉM DEVE RECLAMAR DOS ATENDIMENTOS DA UPA. COMO O NOME DIZ, É UMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO E NÃO CONSULTÓRIO MÉDICO. ACONTECE, AMIGOS CODOENSES, É A PÉSSIMA SAÚDE MUNICIPAL, CUJOS POSTOS NÃO TÊM ATENDIMENTOS MÉDICOS E NEM MEDICAMENTOS. A PREFEITURA ESTÁ SE APROVEITANDO DE UM ORGÃO CUJOS RECURSOS SÃO FEDERAL E ESTADUAL. VAMOS RECLAMAR, O POVO PRECISA DE UMA ASSISTÊNCIA MÉDICA, MAS VAMOS FAZER RECLAMAÇÕES AO PREFEITO, AO SECRETÁRIO DE SAÚDE, PERGUNTANDO ONDE ESTÃO APLICANDO OS RECURSOS VINDOS PARA A SAÚDE DO MUNICÍPIO. VAMOS PERGUNTAR ONDE ESTÃO OS 50 MÉDICOS CONTRATADOS, OS SEUS NOMES E ENDEREÇOS, INDAGAÇÕES FEITAS POR DIVERSAS VEZES E NUNCA FORAM RESPONDIDAS.VAMOS FAZER PRESSÃO, IDÊNTICA A DOS ALUNOS E PROFESSORES DO IFMA, TALVEZ TENHAMOS SUCESSO. NADA MAIS A DIZER, APENAS ESPERAR PELA FAMOSA JUSTIÇA MARANHENSE.

  2. Caríssimo Acélio Trindade,
    Vimos aqui esclarecer sobre a reclamação da Sra. Maria Antônio Serra. Fomos hoje, às 10:30h em sua residência para certificarmos do fato ocorrido,e ela nos relatou que isso deu-se no mês de abril de 2013 (07/04/13), e que você a encontrou em um posto de saúde, perguntando para algumas pessoas que ali se encontravam se alguém tinha sido mal atendido na UPA, e a Sra. Maria Antonia se manifestou relatando o fato que ocorreu a 7 meses atrás. Ficamos sem entender qual o motivo da sua matéria em relatar um fato que ocorreu a 7 meses atrás, deixando subtendido que o fato deu-se recentemente.
    Acélio, a UPA CODÓ, desde o início de suas atividades, preza pelo bom atendimento resolutivo e humanizado a população codoense, e que a demora no atendimento que você relata, dá-se em função da grande demanda de pacientes que procuram a nossa unidade, pois aqui os pacientes sabem que irão encontrar um ambiente confortável, com profissionais altamente qualificados e comprometidos em atender bem a todos os usuários. Atualmente estamos atendendo em média 230 pacientes/dia (chegando a mais de 300 atendimentos/dia). E que, no período de janeiro de 2013 até a presente data já realizamos 73.528 atendimentos, com isso, fica evidente à grande aceitação da população codoense aos serviços oferecidos pela UPA. Informo também, que segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a UPA CODÓ é uma das Unidades de Pronto Atendimento mais produtiva do Estado do Maranhão. Portanto, estamos no caminho certo.

    Ricardo Lima
    Diretor Administrativo da UPA CODÓ

    Dr. Francisco Duailibe
    Diretor Clínico da UPA CODÓ

  3. Sou uma pessoa que sempre precisei do atendimento da UPA, sempre fui muito bem atendida por todos os profissionais ali presente,os médicos nos dão atenção,nos solicita exames e ainda saímos medicados,alem de ser um lugar aconchegante.

  4. Sou uma pessoa que sempre precisei do atendimento da UPA, sempre fui muito bem atendida por todos os profissionais ali presente,os médicos nos dão atenção,nos solicita exames e ainda saímos medicados,alem de ser um lugar aconchegante.Então tudo que foi citado pelo esse blog tem

  5. MUITO ME ADMIRA ESSE POVO DE ESQUERDA QUE NÃO TEM O QUE ARGUMENTAR DIANTE DA VERGONHOSA E SUCATEADA SAÚDE PÚBLICA DE CODÓ, QUE NÃO TEM NEM MEDICAMENTO E NEM MATERIAL MUITO MENOS UMA ESTRUTURA DECENTE PARA ATENDER A POPULAÇÃO MAIS NECESSITADA DA NOSSA CIDADE, VEM QUERER REDIRECIONAR O FOCO, PARA UMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO DE EXCELENTE PORTE E INSTALAÇÕES QUE NOS OFERECEM CONFORTO E MEDICAÇÃO IMEDIATA, ONDE SOMOS BEM ATENDIDOS POR TODOS OS FUNCIONÁRIOS E MÉDICOS DESDE A ENTRADA,FICO ME PERGUNTANDO MINHA GENTE O QUE SERIA DA SAÚDE DA POPULAÇÃO SEM ESTA UNIDADE UPA CODÓ EM NOSSA CIDADE? COMO É QUE O ÚNICO HOSPITAL DE NOSSA CIDADE IRIA ATENDER A POPULAÇÃO TRABALHANDO EM TOTAL PRECARIEDADE?… PRA ONDE VAI A VERBA DA SAÚDE? ONDE SÃO INVESTIDOS NOSSOS IMPOSTOS?.. SÃO MAIS DE 4 ANOS SEU SECRETÁRIO….

  6. fui a upa de costa barros na cidade do rio de janeiro e so ouvir absurdor que nao me atederia porque so tem um medico e ele so atederia caso de risco de morte mas minha do
    nem ai e pra completa a atedente disse porque eu nao vim de dia que tinha medico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADES