Fale com Acélio

Márcia dos Santos Silva - 04.04.2006
Márcia dos Santos Silva – 04.04.2006

Ontem (4) pela manhã, familiares, amigos e representantes de entidades que defendem a infância e a juventude em Codó, como a ONG Plan Brasil e o Conselho Tutelar, estiveram, mais uma vez, no Memorial Márcia dos Santos Silva, próximo ao riacho São José.

COBERTURA FOTOGRÁFICA AQUI

O local é onde, em 04 de abril de 2006, Márcia, de apenas 10 anos de idade,  levada da porta da escola Almerinda Bayma, por dois homens, conhecidos dela,  foi  violentada sexualmente  e depois esquartejada. Seu Adão do Nascimento Silva, o pai, que sempre está a frente do evento,  encontrou o corpo 4 dias depois e nunca mais vai esquecer o que viu naquele dia.

Na presença de todos ele repetiu o ato de mostrar onde estavam partes do corpo da filha e depois lamentou-se de uma saudade avassaladora que lhe maltrata todos os dias.

  “A gente não sabe nem explicar quanto é doido a gente ficar lembrando de uma pessoa que a gente sabe que não vai ter mais jeito pra ele mais nunca (…) Mostrei ali o jeito que ela se encontrava, cabeça lá em cima, corpo pra um lado, cabelo pra outro”, disse

E OS ASSASSINOS?

Seu ADÃO - pai de Márcia - lembranças que machucam
Seu ADÃO – pai de Márcia – lembranças que machucam

Um dos assassinos se enforcou  no cemitério do Cajueiro dias após o crime, o outro, conhecido pela alcunha de Dragão,  foi condenado, em 2009, à 25 anos de prisão.

Márcia não voltará mais para a vida que tinha entre todos aqueles que a amavam, mas o lugar onde  foi morta virou um memorial e ela um símbolo da luta contra a violência sexual que atingem crianças e adolescentes neste município.

MÁRCIA VIROU SÍMBOLO DE LUTA

Em homenagem à ela 04 de abril virou, por meio de lei, o Dia Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

 “Nós temos que garantir o direito das nossas crianças e a lei vai fortalecer as ações e os debates em todos os âmbito da sociedade em geral pra que este tipo de ações desumanas não voltem a acontecer em nosso município”, disse  pastor Max Tony, autor do projeto na Câmara.

Mantendo a luta contra a violência
Mantendo a luta contra a violência

De 2006 até agora  crime tão bárbaro não ocorreu mais, mas a violência continua. Só no ano passado pelo menos 10 meninas sofreram abuso sexual segundo números do Conselho Tutelar.

“Existem casos confirmados, existem casos que estão apurando, existe caso até de cárcere privado de adolescente e tanto na cidade quando na zona rural”, confirmou a conselheira Iracy de Sousa

Por isso, o alerta continua e todo ano a partir deste dia são intensificadas no município ações de repressão e de conscientização contra  este tipo de crime, estendendo-se até  o mês de maio. O conselheiro Manoel Junior falou sobre que atividades serão desenvolvidas.

 “Nós vamos ter panfletagem no centro da cidade, no Km 17, com palestras aqui na zona urbana e no Km 17, vamos ter uma prestação de contas do Conselho Tutelar, das atividades dos trabalhos realizados, e nós vamos encerrar no dia 16 de maio com uma grande caminhada e nós convidamos você pra estar somando dizendo NÃO ao abuso”, convidou

 ANGÚSTIA ALIVIADA

Para seu Adão o dia de visita ao memorial é  de muitas lembranças ruins, mas ver a mobilização que continua sendo feita, ano a ano,  a partir do que houve com a filha,  lhe traz um certo conforto.

“Pra mim se torna importante porque aí vai fazer também ajudar eles na campanha deles pra combater o mal (…) pra evitar que com outras crianças não aconteça assim, que aconteceu com minha filha”, concluiu

Um comentário sobre “Visita ao memorial de Márcia dos Santos reforça luta contra a violência que atinge crianças e adolescentes”

  1. Lembro do dia que aconteceu isso e como houve uma grande mobilização para que fosse encontrada Márcia.
    Esses malditos que fizeram isso devem pagar aqui mesmo na Terra. Um se matou e o outro tomara que apodreça na cadeia e se sair um dia por causa dessa justiça leniente e cretina; que seja morto também com requintes de crueldade.
    AINDA HOJE QUANDO LEIO SOBRE ISSO SINTO UM REMORSO GRANDE, IMAGINE A FAMÍLIA DELA!
    QUE DEUS CONFORTE ELES!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dr. Wanderson Leitão

Dra. Nábia, PEDIATRA

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias