Fale com Acélio

Você de Codó, Timbiras, Peritoró, Coroatá, Caxias – já fez algum pedido à qualquer órgão ou instituição pública usando como fundamento da Lei de Acesso à Informação? Foi respeitado no seu intento?

O que lhe disseram, forneceram a informação?

Em nível de Brasil, a Controladoria Geral da União (CGU) divulgou no último sábado (14) o balanço dos primeiros dois meses da Lei de Acesso à Informação. Foram protocolados até sexta-feira 16.690 pedidos de informação e, segundo a CGU, o Executivo Federal respondeu a 84% dos requerimentos (14.311).

QUEM MAIS PEDIU

De todos estes pedidos, segundo a própria CGU, apenas 4,8% dos pedidos foram feitos por jornalistas. A maioria partiu de empresas e os dados mais buscados são os dos seguintes órgãos: Susep, INSS, Banco Central, Ministério do Planejamento e Correios.

A lei determina aos órgãos públicos que, no máximo, respondam aos requerentes em 30 dias. A média de espera pelas respostas, de acordo com a CGU, é de 9,42 dias.Estes dados foram divulgados durante o 7º Congresso da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), em São Paulo.

USE A LEI

A Lei de Acesso à Informação foi promulgada há dois meses, permitindo aos cidadãos a consulta a dados públicos por meio de requerimentos que devem ser formalizados junto às instituições. A lei abrange todas as esferas de poder público e as estatais.

Se precisar, use a Lei de Acesso à Informação. É um direito seu, uma obrigação de quem detém a informação que você precisa.

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

EDITAL

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

MUNDO DOS PARAFUSOS

Av. SANTOS DUMONT
CONTATO: (99)98161-3612

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Cacau Show – Codó-MA

 

Reginaldo

Baronesa Janaína

SÔNIA VARIEDADES

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias