
Devido ao período de estiagem que castigou muitos municípios do interior maranhense em 2012, o Estado do Maranhão foi beneficiado com 5.377 cisternas de polietileno, por meio do programa Água Para Todos, realizado pelo Ministério da Integração Nacional, proporcionando a universalização da água para mais de 26 mil pessoas. Até agora, 3.814 cisternas já foram instaladas. As demais chegarão às áreas rurais gradativamente, levando em consideração as péssimas condições de acesso a algumas comunidades por conta das chuvas.
Em Codó, o governo municipal, além de decretar a Situação de Emergência e tomar uma série de medidas emergenciais para atenuar os efeitos da seca, também aderiu ao programa Água para Todos do Governo Federal.
O programa é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional e faz parte do Plano Brasil Sem Miséria. Por meio da Codevasf, empresa vinculada ao MIN, a população do município de Codó já foi contemplada com mais de 1.000 cisternas, que permitem à população armazenar a água oriunda da chuva. Além de receber os reservatórios, os moradores estão recebendo instrução para operar o novo equipamento.
De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura, Cordeiro Oliveira, os reservatórios, produzidos pela Acqualimp, captam a água da chuva e permitem o armazenamento de 16 mil litros, garantindo condições para uma família de quatro a cinco pessoas se manter por até nove meses de estiagem.
“Esse equipamento é moderno, feito com material resistente e de fácil operacionalidade. A tecnologia do polietileno impede vazamentos de água e contaminação, oferecendo benefícios para a saúde das famílias atendidas”. Explicou.
O programa vem sendo implantado com celeridade e eficiência pelas equipes técnicas da Secretaria de Agricultura e já está levando mais qualidade de vida à população da zona rural de Codó. No Assentamento Santa Bárbara, uma das localidades atendidas pelo programa, está a família do pequeno criador de porcos, Raimundo de Souza, 63 anos.
“Essa cisterna foi a melhor coisa que Deus podia dar pra gente aqui que sofria tanto pra ter água em casa. Era uma agonia danada pra conseguir água boa pra beber e agora as cisternas da gente estão cheias. É uma felicidade grande.”, agradeceu.
Raphael Fernandes – Assessoria de Comunicação Governo Municipal de Codó