Fale com Acélio

foto 1O empresário Chiquinho Oliveira já está em Canindé onde receberá a romaria de quase 2 mil pessoas, considerada  a maior do interior do Maranhão rumo ao Ceará, nesta quarta-feira.

Ontem, ao lado dos filhos, esposa e amigos fez, como mantém há 32 anos, o embarque dos devotos,  carreta por carreta. Codoenses que cumprem promessa anualmente à São Francisco.

É o caso de dona Domingas Mesquita da Silva, da Travessa Renato Archer, que viaja há 19 anos para Canindé por meio da promessa do empresário que comanda o grupo FC Oliveira.

“Foi uma menina de um parto que eu tive muito complicado, graças à Deus deu tudo certo e quando minha filha completou três aninhos eu fui pagar a promessa pela primeira vez e de lá pra cá nunca deixei, até hoje e não pretendo parar, como? não posso (sorrindo). Agradeço à Deus, à São Francisco e à seu Chquinho aqui na terra por fazer com que eu possa cumprir minha promessa”, disse dona Deuzinha, como é chamada.

Em entrevista o empresário  falou de sua alegria em poder ajudar as pessoas.

Tradição de 32 anos
Tradição de 32 anos

“Deus nos dá esse direito de mais um ano a gente poder proporcionar para esses católicos, para esses devotos de São Francisco a sua ida à cidade de Canindé. É a 32ª romaria, aonde a gente observa, cada ano que se passa, a gente observa nas pessoas aquela vontade, aquele desejo de ir até Canindé”

“Nós temos o Papa Francisco que procura pregar a passagem de São Francisco aqui nessa terra, um homem simples, um homem que sempre fica a favor da natureza, um homem que sempre defendeu a pobreza, então essa é uma forma da gente agradecer à Deus a nossa passagem aqui na terra, Deus nos dá essa condição’, disse o empresário

foto 5É UM DIA ESPECIAL

Francisco Carlos de Oliveira lembrou que esta tradição, de três décadas sob seu comando, foi herdada. Começou bem antes de seu pai.

“Começou com meus avós, isso eu trago no sangue da minha vida, eu cresci vendo isso dentro da minha família, cresci vendo esta romaria, meus pais no Ceará, meus avós no interior do Ceará”

“Pra mim é um dia especial, é um dia maravilhoso, é um dia em que eu me realizo em poder fazer isso com muito prazer, com muita satisfação, com muita alegria”, completou

FRANCISCO NAGIB

Francisco Nagib acompanhou o tempo todo, desde a subida nos caminhões à despedida emocionada que se registra no momento da partida dos romeiros sempre debaixo de acenos, música religiosa e lágrimas de emoção.

Afirmou que dará continuidade à romaria assim que seu genitor lhe passar tal responsabilidade.

“Isso o meu bisavô passou pra meu avô, meu avô passou pra meu pai, o meu pai está passando pra mim e com certeza vou passar pra meu filho essa tradição porque o empresário Chiquinho Oliveira é Francisco, eu sou Francisco e meu filho é Francisco, então mais do que justo manter essa tradição e esta fé à São Francisco de Assis”, afirmou o empresário

12 Respostas

  1. A Romaria do seu chiquinho deixou mais de 100 romeiro na beira da estrada, na altura do povoado Canto do Coxo. O empresario marcou com os Romeiros, mas os carros não pararam.

    Por falar em benfeitorias…

    Cadê a famigerada Fundação FC, para promover o menino Nagib???

    Cadê a ajuda que ele dava por povo. É só no período de Eleição?

    A Romaria pra Canindé visa, mais uma vez, alavancar a imagem do meninoi Nagib. Mas o povo de codó não é abestado não.

    1. Ligado, vc deve estar mentindo Seu Chiquinho não se compromete a apanhar ninguém em povoado nenhum,todos os romeiros vêm pra Codó e daqui é que saem nos carros para Canindé. Vc deve ter alguma queixa do grupo FC e fica falando besteiras.

  2. quando o sr Chiquinho começou a romaria pra Canindé o Francisco Nagib ainda não era nem nascido “sr LIGADO” o sr Chiquinho faz a parte dele em devoção ao santo.

  3. Ligado, talvez teu pai tenha ficado lá no canto do coxo. Quem tem obrigação de ajudar e o poder publico, ajuda não sr. Chiquinho, vc não tem obrigação nenhuma de ajudar, vc não recebe dinheiro publico pra fz as coisas. ABRAÇO. FIQUEM COM DEUS, INVEJOSO.

  4. AMIGOS
    HOJE A FC PRODUÇOES RECEBEU UMA LIGAÇAO DA BANDA JORGE E MATEUS.
    DIA 27/NOV QUINTA FEIRA, A BANDA ESTARÁ FAZENDO TURNÊ PELO MARANHAO.
    VAMOS SER REALISTA, O ORÇAMENTO DO SHOW É DE 380 MIL(INCLUI JATINHO, E LOGISTICA DA BANDA)
    EM UM PUBLICO MEDIO DE 5 MIL PESSOAS O INGRESSO TERIA QUE CUSTAR 76,00.
    NA MINHA OPNIAO, MUITO CARO PARA NOSSA REGIAO.
    O QUE ACHAM????

  5. Tiro o chapeu para o F.C. Oliveira como empresário e pelos empreendimentos que desenvolve em Codó, nota infinita….agora levar pessoas/romeiros para Canindé em CAMINHÃO PAU DE ARARA…isso é DESUMANO, HUMILHANTE, não entendo porque o M.P. não faz nada…mas tudo bem, estamos no Brasil, ou melhor, Codó, MANDA QUEM PODE, OBEDECE QUEM TEM JUIZO.

  6. Ligado,o Local da Concentração da Romaria é na Indústria F.C.Oliveira e Cia,nunca Houve de Nenhum Caminhão ter que Parar Para Apanhar Romeiro na Beira da Br.316,ou em Qualquer Povoado de Codó,quanto a Fundação ela esta Para Ajudar qualquer Cidadão de Codó,que venha precisar de Ajuda da Mesma,na Pessoa do seu Presidente.Francisco Nagib,Esta Romaria só DEUS,ou o Sr.Chiquinho Oliveira para dá um Ponto Final,Nela mais São Francisco não Deixa,se Informe Melhor não fique Falando Besteira,

  7. anonimo para Codó este Show de Jorge e Matheus,é Muito Caro a População Gosta é de Shows de Graça na Praça pago pelo Poder Público,Prefeitura.Shows em Casas de Eventos tem quer ser Com Bandas de Forro Baratas,e Cantores Baratos.é uma pena mais os Nossos Conterrâneos não Gostam do quê é BOM.

  8. AOS INVEJOSOS DE PLANTÃO , SEJA DE PAU DE ARARA , JUMENTO , A PÉ , O INPORTANTE É A FÉ NO SANTO E A CREDIBILIDADE DA ROMARIA QUE HÁ 32 ANOS É REALIZADA PELO SR. CHIQUINHO OLIVEIRA .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADES