
Nas escolas esta é uma semana de planejamento.Em passagem rápida por algumas, encontramos muitos professores da rede pública municipal em atividade pedagógica. Isso ocorre porque, especificamente, eles, os já concursados, são quem estarão recebendo os alunos na próxima segunda-feira, dia 24.
Mas há um problema neste retorno às aulas que, diga-se de passagem, já foi adiado do dia 10 para 24 de fevereiro. O Sindicato dos Servidores Públicos do Município – SINDSSERM – diz que vai faltar professores, pra ser mais exato e considerando os números do ano passado – 830 educadores. Esta turma era formada por contratados e até agora, por conta do seletivo que vai acontecer no próximo domingo (23), ninguém foi contratado.
FALTA DE ORGANIZAÇÃO
O presidente, Rafael Carlos Araújo da Silva, fez a reclamação de forma dura e acusou a Secretaria de Educação de ser desorganizada.
“São mais de 800 professores contratados, então é um déficit muito grande, um prejuízo muito grande pra educação do município, tudo isso por conta da falta de organização da Secretaria de Educação”, frisou professor Rafael
Para ele não há a menor dúvida, muitos alunos serão prejudicados e começarão o ano letivo, além de muito atrasados pois na rede particular as aulas começaram em janeiro, tendo que ser liberados mais cedo por falta de professor em sala de aula.
“Provavelmente as aulas vão iniciar faltando professores, os alunos voltando cedo pra casa, então o ano letivo já vai iniciar prejudicado”, criticou o presidente
PALAVRA DA SECRETÁRIA
A secretária de Educação, Rosina Benvindo, respondeu às críticas do Sindicato e culpou a burocracia para concluir o seletivo do dia 23, que, vale lembrar, vai permitir a contratação de 265 professores aprovados, mais os excedentes em igual número.
“Até que tudo se concretizasse o edital saiu no final de janeiro, então por razão desse atraso nós tivemos que mudar o calendário que já estava pronto, para o dia 10 de fevereiro. Nós nos planejamos, mas nem sempre sai da forma que a gente planeja, então não foi por nossa culpa, foi por toda a questão burocrática, que aconteceu”, justificou
Não falou sobre quando este processo de contratação, pós-seletivo, que está sendo questionado na Justiça, poderá ser concluído, mas já deixou evidente que pretende por em prática uma espécie de Plano B.
“Nós vamos iniciar dia 24 com os efetivos e a maioria são de professores efetivos. As escolas que nós temos só professores contratados, nós vamos fazer um calendário específico para que os alunos não tenham perca no ano letivo”, explicou
Codó tem hoje 1.203 professores concursados. Ano passado precisou contratar mais 830 para que os alunos não ficassem prejudicados.
17 Respostas
Esse cara ele quer é se aparecer, seu o municipio estivesse contratado ele iria reclamar que o municipio coontratou em vez de sazer um seletivo agora como vai ter o seletivo e o municipio não contratou ele sta reclamando, ele não sabe o que ele quer de verdade , isso é só jogada politica,e quem é prejudicado são os alunos isso é feio ser rafael nunca a classe dos professores de Codó teve reconhecimento,prefeito Zito foi o unico que entrou e colocou o Plano de Carreira e Salarios isso vc não fala o Sindicato não é só pra reclamar tbm tem que elogiar nunca vi vc elogiando uma inauguração de uma escola em Codó,será se elogiar é feio seu Rafael para com essa politicagem e trabalhe sem politica no meio.
Esse Rafael e um ……..vai trabalha …..me desculpe a expressão esse cara passa o ano todo só falando em greve eu nunca vir nenhuma matéria dele que fala de algum projeto que eles desenvolve com seus alunos.
Acélio, só para completar minha fala da entrevista, eu esqueci de destacar algo importante: o fato de quase a metade dos professores começarem a trabalhar somente nos mês de março gera uma economia significativa nos recursos do fundeb, pois a prefeitura não precisará pagar os salários dos meses de janeiro e fevereiro destes mais de 800 professores.
……………. tem tempo pra tudo, menos trabalhar.
Esse sindicato tem muito é fofoca…
ESSE PREFEITO, QUE “”CUIDA EXCLUSIVAMENTE DA SUA GENTE”” MAIS OS SEUS SUBORDINADOS, QUANDO ESTÃO ENQUADRADOS NA INCOMPETÊNCIA, SEMPRE FALAM NO PLANO “”B””. SEMPRE USAM O TAL PLANO “”B”” COMO SE ESTIVESSEM PREVENIDOS E DEVIDAMENTE PLANEJADOS.
PROF. RAFAEL(Presidente do Sindsserm), O GRUPO DOS “”MOSQUITEIROS””, QUE FOI INSTALADO NA PREFEITURA, DESDE 2009, É ESPECIALISTA……………………. PARA QUE HAJA SOBRA DO “”DINDIM””, PRINCIPAL ALIMENTO QUE ……………….
PROF. RAFAEL, O QUE ESTÁ FALTANDO É UMA POSIÇÃO FIRME DO MINISTÉRIO PÚBLICO NO SENTIDO DE EXIGIR TRANSPARÊNCIA NAS CONTAS PÚBLICAS. ESTÁ FALTANDO UMA SINTONIA DE TODA A SOCIEDADE, SEM COR PARTIDÁRIA, PARA O BEM COMUM. CODÓ, ADMINISTRATIVAMENTE, PASSOU A SER UM “”BEM PARTICULAR”” ONDE O QUE É MEU, O QUE É TEU E O QUE É O NOSSO PASSOU A SER DO GRUPO QUE CUIDA DA SUA GENTE.
E DAÍ?? ADIOS.
Vai pra sala de aula ao invés de ficar só reclamando, não faz nada e fica frescando, ele tá doido é pra ………….. da prefeitura,isso sim.
Esse cara só sabe reclamar e fazer politicagem, vai trabalhar!!!!!!!!
Eu não Entendo se Faz um Seletivo o Sindicato é Contra,se faz um Concurso,NÃO Passam ou não Tem Competência,para Preencherem todas as Vagas.o que Eles Querem é midia Local,ou que os Alunos Codoenses fiquem sem Aula,para aumentar os Indicadores de Codó com uma Grande Taxa de Alunos fora da Sala de Aula por falta de Professores.É Brincadeira?
Acelio queria saber se ainda vai ter o seletivo domingo ou não…porque busquei minha confirmação e imprimir agora fui ver novamente e não esta mais no site… iai
e nós que moramos no vereda acelio mudando de pau pra cacete… estamos bebendo água com ferrugem… o que isso
O prof. esta certo, já se sabia a necessidade de contratar os professores porque não fazer em tempo hábil. parece desorganização, mas isso feito de proposito para gerar acúmulos de recursos.
Qual a politica de educação desse governo mesmo? muito conversa e pouco trabalho.
A questão é que o presidente do sindicato é radical de esquerda, adepto do PSOL. Usa a causa do professores em favor próprio, típico de esquerdistas. Aquele mapa VERMELHO do Codó na logomarca é exemplo do que tô falando. Ou vai dizer que isso não tem nada haver com comunismo?
Por isso que ele NUNCA vai tá satisfeito com coisa alguma.
Também não tem merenda e nem zeladores nas escolas, tá tudo errado nesse governo e ninguém toma as devidas providências, só sabem é ser babão e puxa saco de um governo CASSADOOOOOOOOOOOOOOOOOOO.
José Murilo Duailibe Salem rapa quem é vc que tem ………………………………………………….
Chega de Politicagem, Codó mudou muito só cego que não ver.
Qual o Prefeito que mais trouxe casas Populares para Codó?
Qual o Prefeito que mais Asfaltou Ruas de Codó?
Qual o Prefeito que mais se construiu escola em Codó?
Qual o Prefeito que Plantor O Cargo de Salarios dos Prefessores?
Qual o Prefeito que legalizou a Classe dos ACS em Codó?
Qual o Prefeito que Colocou Ambulâncias na Zona Rural de Codó?
Qual o Prefeito que o Prefeito que não persegue o Povo em Codó?
MUITOS DOS COMENTÁRIOS FEITOS SOBRE ESTA MATÉRIA….. SÃO EXEMPLOS CLAROS DA INCAPACIDADE DE PENSAR….E ISSO SÃO AS CONSEQUÊNCIAS DA FALTA DE CONHECIMENTO….O QUE O POVO SEMPRE TEVE E CONTINUA TENDO COMO HERANÇA.
FOI POR CAUSA DESSE SINDICATO QUE QUASE 800 PESSOAS DEIXARAM DE PAGAR A TAXA DE INSCRIÇÃO DO SELETIVO AFIRMANDO QUE NÃO IA TER, E PARA AS PESSOAS QUE SE SENTIRAM LESADAS PELO SINDICATO PODEM ENTRAR COM UMA AÇÃO CONTRA O MESMO.
é assim mesmo,,,,,, quando alguém quer mostrar o caminho de luz,, tem gente que xinga,,,esperneia,,faz de tudo pra continuar ainda na lama….. mas não desista companheiro RAFAEL,,,ESTÁS NO CAMINHO CERTO….. PARABÉNS… Á VC E AOS QUE ACREDITAM NA LUTA SOCIAL…..