Fale com Acélio

Pau de Sebo
Pau de Sebo

Como previsto na programação, muitas atividades aconteceram no 13 de Maio do município de Codó. O dia que celebra, em todo Brasil, a abolição da escravatura foi o mais emblemático e significativo da IX Semana de Denúncia Contra o Racismo, que acontece em Codó entre os dias 11 e 17 desse mês e tem como lema “Racismo. Começa com Ofensa e Termina com Justiça”

Desde as primeiras horas da manhã do dia da assinatura da Lei Áurea (Lei Imperial n.º 3.353), que libertou os escravos no Brasil, a comunidade negra de Codó celebrou a data com muito entusiasmo.

As zero hora houve a Solenidade de abertura da 59ª Festa do Negro Do Centro Operário Codoense, com apresentação do Tambor de Crioula. As seis da manhã aconteceram as salvas de fogos e depois o café da manhã para Tambozeiros.

bicicleta
bicicleta

As oito da manhã uma solenidade Cívica, com Hasteamento dos pavilhões e execução de hinos, anunciou a grande Marcha de Denúncia Contra o Racismo, que percorreu as ruas da cidade e foi encerrada com um culto ecumênico. A tarde, o esporte e o lazer foram as principais atrações, sobretudo para o público jovem, que puderam assistir corrida rústica, ciclística e atividades recreativas

O prefeito de Codó Zito Rolim participou da grande festa de premiação dos atletas e das comemorações pelos 60anos de fundação do Centro Operário Codoense, na noite do 13 Maio.

Prefeito comparece
Prefeito comparece

Acompanhando por alguns secretários, como o de Cultura e Igualdade Racial, Augusto Serra e o de Esporte e Lazer, Argemiro Filho, além de autoridades que representam a comunidade negra do município de Codó, o prefeito ressaltou a grande relevância do dia 13 para a população codoense e alertou que a tradição da cultura negra não pode ser esquecida pela comunidade.

“Para nós é sempre um motivo de satisfação estarmos reunidos com a comunidade codoense, seja o lugar que for. A prefeitura tem sido e continuará sendo uma grande parceira das entidades de Codó. Nós sabemos das dificuldades que atravessam todas essas entidades. É necessário que se faça o aporte e o apoio da prefeitura. Desde o início de nosso primeiro mandato apoiamos essas entidades, assim como o Centro Operário Codoense, por que sabemos da repercussão e da importância que elas tem para a nossa sociedade. a prefeitura mantém uma parceria com o Centro Operário e valoriza suas atividades, mas é preciso que a comunidade participe e não deixe a cultura e as tradições morrerem. Fiquei feliz por ver muitos jovens aqui hoje, mas é preciso mais participação da comunidade”, disse o prefeito

A festa no Centro Operário Codoense foi encerrada com a Escolha da Beleza Negra 2013 e com Show Baile das bandas Juras de Amor e Pizeirão do Forró. A partir de hoje, dia 14, terá início o ciclo de palestras relativas a questão do negro, que irá até o dia 17 de maio, no Salão Nobre da Prefeitura.

Raphael Fernandes

Assessoria de Comunicação – Governo Municipal de Codó   

2 comentários sobre “Zito Rolim parabeniza comunidade negra pelo 13 de Maio no Centro Operário Codoense”

  1. então, anos atras o nosso 13 de maio era uma festa só, e que a maioria da população era partipante hoje a juventude quase que não liga, que pena! os nossos jovens parecem que não dão valor à nada.

  2. 13 de maio dia de comemoração do que? os afrodescendente do Brasil NÃO tem o que comemorar, desculpe-me. Sou negro e sei como é triste a situação do negro no Brasil, mas fazer o que!!!! PELO MENOS TEMOS COTAS NAS UNIVERSIDADES.

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias