Fale com Acélio

O último Levantamento de Índice Rápido por Amostragem – o LIRA – feito  nos 21 bairros que existem na cidade de  Codó, 1.528 imóveis foram visitados pelos agentes de combate à endemias.

De acordo com Francisco Santos Leonardo, assessor de endemias do município, só em 1 casa, do bairro Nova Jerusalém, foi encontrado um foco do mosquito que transmite a dengue e o Zica Virus. Isso deixa o município na situação de baixo risco.

MAS,  E O ZICA?

Apesar da confortável situação, há um caso de microcefalia no bairro Codó Novo que pode ter sido transmitida pelo Aedes Aegypti o que denota cuidado redobrado, mas, na contramão do restante do Estado, que já está colocando seu time contra este mosquito na rua (inclusive o próprio governador Flávio Dino fez isso recentemente), aqui ainda estamos na fase do planejamento para 2016.

“Então nesse momento nós estamos em nível de regional os planos de contingência que é pra aplicar a partir de 2016”, afirmou Francisco Santos Leonardo.

OUÇA A ENTREVISTA COMPLETA COM O ASSESSOR DE ENDEMIAS SOBRE ESTE ASSUNTO.

3 comentários sobre “Codó tem caso de microcefalia, mas combate ao mosquito só em 2016”

  1. Ao jornalista Acélio Trindade, respondo, em nome da Secretaria de Saúde de Codó, que, bem ao contrário do que foi dito na matéria, o combate ao mosquito transmissor do zica virus foi intensificado desde que o Ministério da Saúde estabeleceu Situação de Emergência. Mesmo que nenhum recurso novo tenha sido repassado para os Municípios. Bem ao contrários, o Ministério da Saúde atrasou os recursos para pagamento dos Agendes de Endemias.
    O planejamento que está sendo realizado pela Secretaria para este final de ano e para 2016 em nada prejudica o trabalho da Vigilância em Saúde que já está em andamento, com os reforços devidos.
    A entrevista exibida em áudio neste blog não é coerente com o título e o teor da matéria. Pois não foi dito, em nenhum momento, que o combate ao mosquito não esteja sendo feito atualmente.
    Neste momento, todos, agentes públicos, população e meios de comunicação devem estar unidos contra um inimigo comum: o mosquito Aedes Aegypti.
    Não devemos confundir propaganda e media populista com competência administrativa. Em Codó, no Maranhão e no Brasil, estamos todos fartos tanta propaganda eleitoreira e populista, alimentando a vaidade de poucos e a exploração de muitos. Várias delas, propagandas negativas visando desvalorizar o trabalho de profissionais sérios, inclusive de profissionais de saúde.
    Agradeço pela veiculação da resposta.
    Estamos à disposição deste blog, como sempre estivemos, para qualquer esclarecimento complementar.

  2. Depois de ler e reler esta matéria, ouvir atentamente a sonóra do agente de endemias Leonardo, percebí claramente que há uma forte intenção por parte de quem escreveu este texto, em querer desqualificar o importante trabalho que vem sendo desenvolvido pelas equipes de combate ao mosquito transmissor destas três terríveis doenças, daí eu me pergunto: a troco de que? Com qual interesse? Será que o nobre jornalista tem conhecimento da real situação poque passa a Secretaria de Saúde do município em decorrência da falta dos repasses de verbas destinadas ao setor por parte do governo do Estado? e que mesmo assim, os valentes Agentes de Saúde estão em campo combatendo o mosquito transmissor dessas endemias? Não seria melhor que ao invés de somente apontar falhas dizendo que na contra-mão do tempo providências só em 2.016 o nobre formador de opinião também desse a sua parcela de contribuição cobrando do governo do Estado que honrre o compromisso de repassar o montante de quase meio milhão de reais que a sete meses deve só ao SAMU do município de Codó-MA? Fica aqui a minha simples sugestão para que este importante veículo de comunicação possa por em prática em benefício de um povo que mesmo debaixo de tanto sofrimento, ainda acredita na boa intenção daqueles só querem o bem do município de Codó e região.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias